UFSM lança a edição 2018 do Mês da Consciência Negra

Representando a UFSM, o vice-reitor Luciano Schuch homenageia Maria Rita Py Dutra

Data da morte de Zumbi dos Palmares, o Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro. Antecipando-se à celebração, a UFSM – através do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) e em conjunto com a Pró-Reitoria de Extensão (PRE) e os movimentos negros organizados dentro da instituição – lançou na manhã desta segunda-feira (15) a edição 2018 do Mês da Consciência Negra. No ano em que a política de ações afirmativas/cotas raciais completa uma década na universidade, a patronesse da programação de atividades alusivas ao tema é a professora Maria Rita Py Dutra. Hoje ela compareceu ao lançamento, no hall da Reitoria, para receber a homenagem. Na ocasião, entre outras personalidades, estiveram presentes o vice-reitor Luciano Schuch e o pró-reitor de Extensão, Flavi Ferreira Lisboa Filho.

Maria Rita é formada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Cursou pós-graduação em Supervisão Educacional na Faculdade Porto-Alegrense (Fapa), além de Especialização em História do Rio Grande do Sul. Pela UFSM, é mestre em Ciências Sociais e doutora em Educação. Também faz parte da Casa do Poeta de Santa Maria.

A programação do Mês da Consciência Negra está sendo construída em conjunto pelo Neab, PRE, Gabinete do Reitor, Coletivo Afronta, Dandaras, GT Negros/Núcleo de Estudos Contemporâneos (Necon), Associação dos Servidores (Assufsm), Irmandade Negra, Ará Dudu, Povo de Clio, Sindicatos dos Técnicos de Nível Superior (Atens), Coordenadoria de Ações Educacionais (Caed), Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (Ctism) e Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE).