Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Museu Gama d’Eça reinaugura sala de exposição sobre entomologia



O Museu Educativo Gama d’Eça/UFSM abriu ao público, neste mês de outubro, sua nova exposição de entomologia, com ênfase nas borboletas da região de Santa Maria.Conforme sua diretora, Maria Izabel Mariano da Rocha Duarte, as borboletas estão entre os itens que mais despertam o interesse do público infantil, sendo frequentemente retratadas em desenhos pelas crianças.

Há anos o Museu possui mostra de insetos, mas devido ao grande interesse do púbico percebeu a necessidade de atualizá-la. Para tanto contou com a colaboração do professor Leopoldo Witeck Neto, do Colégio Politécnico da UFSM. “O professor Leopoldo, quando estudante, foi bolsista do Museu e desde então nunca deixou de nos auxiliar”, conta Maria Izabel.

Para tornar a exposição atraente a todos os públicos, foram adicionados outros insetos: a jequitiranabóia (cigarra com cabeça semelhante a de uma cobra), a barata d’água, a formiga leão, a esperança, o bicho pau e besouros. Entre os besouros, um exemplar do maior encontrado no Estado do Rio Grande do Sul e alguns gigantes encontrados no norte do Brasil.

O museu ganhou em doação dois quadros de Isadora Puntel Almeida, esposa do fotógrafo, documentarista e naturalista Haroldo Palo Júnior, autor do livro: “Borboletas do Brasil – Butterflies of Brazil”.  Os quadros complementarão as informações disponibilizadas aos visitantes pelos organizadores da exposição.

Horário de funcionamento:

De segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Aos sábados pela manhã, o Museu realiza atendimento a grupos a partir de 20 pessoas mediante agendamento prévio pelo telefone 3220 9306.

Entrada gratuita. 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-45170

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes