Doutorando da UFSM ganha prêmio do Instituto Internacional de Nutrição de Plantas

O doutorando Qamar Sarfaraz, aluno do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo (PPGCS) da UFSM, foi um dos 31 acadêmicos (representando 11 diferentes países) contemplados com o Scholar Award do International Plant Nutrition Institute (IPNI) em 2018. O prêmio é destinado a estudantes de pós-graduação com propostas de pesquisa que sejam relevantes para os estudos de nutrição de plantas e manejo de adubação. O instituto vai conceder a cada um deles a premiação de 2 mil dólares.

Qamar é um estudante do Paquistão que está cursando o doutorado na UFSM com apoio (deslocamento e bolsa) obtido junto à Academia Mundial de Ciências (The World Academy of Sciences), por meio de edital lançado em 2014 em conjunto com Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O seu projeto de doutorado – que se intitula “Avaliando a dinâmica de C e N de diferentes tipos de biocarvões em solo sob sistema de plantio direto” (Examining the C and N turnover from different biochars types under no-tillage system) – está sendo conduzido para estudar os efeitos na dinâmica do carbono e na disponibilidade de nitrogênio pelo uso de biocarvões oriundos de diferentes resíduos animais e vegetais aplicados em sistemas de produção de grãos sobre plantio direto no Brasil.

Essa é a segunda vez consecutiva em que um estudante do PPGCS recebe o Scholar Award do IPNI. Em 2017, Gerson Laerson Drescher foi um dos 37 acadêmicos (representando 20 países diferentes) contemplados com a premiação. Ambos são orientados pelo professor Leandro Souza da Silva, do Departamento de Solos da UFSM.