Iniciou-se nesta segunda-feira (22) mais uma edição do Compartilhando Saberes, evento satélite da Jornada Acadêmica Integrada 2018. A cerimônia de abertura contou com a presença do professor José Motta Filho, mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University, da Flórida (EUA) e especialista em Gestão Escolar.
O 2° Compartilhando Saberes é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e tem como objetivo compartilhar conhecimentos e práticas pedagógicas, por meio de troca de experiências. Por isso, o workshop de abertura trouxe uma proposta inovadora para o âmbito universitário, principalmente para os docentes da UFSM, e abordou novos modos de ensino, através de um diálogo fácil entre o professor José Motta com outros professores.
O especialista explanou sobre sua trajetória até a utilização da metodologia ativa, a qual foge do tradicional método de ensino em que o professor fala e o aluno apenas escuta. A metodologia ativa visa à inserção do estudante no processo de ensino e aprendizagem. O aluno deixa de ser um agente passivo e passa a ser visto como um membro ativo na construção do ensino, por meio de novas formas de aprendizado.
No evento, foi aprofundada a técnica da metodologia ativa de storytelling, ou seja, o ato de contar histórias, pois acredita-se que histórias emocionantes são capazes de influenciar no aprendizado. “Storytelling é o ato de enquadrar uma ideia em uma narrativa que informe, esclareça e inspire, as aulas também devem se enquadradas nesse sentido”, ressalta Motta.
O workshop de abertura do 2° Compartilhando Saberes expôs abordagens e táticas não tão conhecidas que visam proporcionar uma mudança na mentalidade dos professores, e não fazer uma crítica aos métodos que já são utilizados pelos mesmo. “É possível fazer coisas diferentes em aula, pegue aquilo que você já faz de extraordinário e use um pouco de metodologia ativa de vez em quando”, explica José Motta.
O Compartilhando Saberes segue até a próxima sexta-feira (26), assim como a Jornada Acadêmica Integrada (JAI).
Texto: Victória Lopes, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias
Fotos: Maria Luísa Viana, acadêmica de Jornalismo da UFN, estagiária da Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti