Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Artesã ensina comunidade acadêmica a produzir quadros a partir da flora regional



Senhora em pé com folha de papel em uma das mãos e a outra com o dedo em riste. Na mesa várias obras com folhas e flores secas
Artesã mostrou como usar flores desidratadas em quadros

A 33ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) trouxe, na programação, a oficina “A extensão e o saber-fazer artesanal: produção de quadros a partir da flora regional”, com a artesã Conceição Castro da Costa, da Associação de Artesãs de Caçapava do Sul. A atividade, organizada pela Pró-Reitoria de Extensão, ocorreu na manhã desta sexta-feira (26), na Sala 237, do prédio 74 A, no campus sede da UFSM.

Conhecida como Dona Conceição, a artesã de 74 anos produz quadros a partir da flora regional há sete anos, mas o seu “saber artesanal” já lhe acompanha desde a infância. Na oficina apresentada na JAI, ela ensinou práticas desse trabalho que representa uma forma de contato com natureza. ”Eu trabalho com o plantio das folhagens, o processo de secagem das flores e a montagem no papel. Para mim, os quadros podem ser uma forma de eternizar uma flor que você recebeu”, comenta.

Mulher fazendo trabalho manual com folha seca
Pesquisadora aprendeu com artesã a utilizar flores desidratadas

Para a pesquisadora Elisângela Lopes, doutoranda em Geografia, que trabalha com a artesã na elaboração da sua tese, a oficina foi uma forma de trocar conhecimentos para além da sala de aula. “Uma grande oportunidade que tivemos em poder aprender com os saberes dessa pessoa tão especial e que realiza um trabalho maravilhoso como esse”.

Após as orientações da artesã, os participantes puderam colocar na prática as dicas da artesã para a produção do seu próprio quadro.

Texto: Luana Giazzon, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias

Fotos: Andressa, acadêmica de Relações Públicas e bolsista da Agência de Notícias

Edição: Maurício Dias

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-45312

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes