Curso com foco em frutíferas temperadas reuniu participantes da Região Sul na UFSM

Foto colorida horizontal de um grande grupo de participantes posando, alguns em pé e outros agachados, para foto em uma área rural, com árvores ao fundo
Curso teve atividades teóricas e práticas

O 1º Curso sobre Calagem, Adubação e Estado Nutricional em Frutíferas Temperadas: Avanços e Perspectivas foi realizado na UFSM campus sede de 15 a 18 de outubro. Um total de 70 pós-graduandos vinculados a instituições de ensino superior da Região Sul do Brasil e técnicos ligados à cadeia produtiva de frutas assistiram, ao longo de três dias, a palestras relacionadas à temática do curso.

Temas como critérios para definir a necessidade e doses de corretivos da acidez e fertilizantes em solos, manejo dos tipos de adubação em pomares e o impacto no estado nutricional, produção e qualidade de frutos, bem como possibilidades em estimar o estado nutricional de árvores frutíferas foram abordados no curso, com profundidade técnica e científica e discussões entre todos os participantes.

No quarto dia do curso, os participantes fizeram uma viagem técnica a vinhedos e pomares instalados na região da Campanha, onde as áreas cultivadas com frutíferas, como videiras, citrus e oliveira, entre outras, aumentam anualmente. Isso tem acontecido porque a região possui condições edafoclimáticas adequadas para o cultivo de frutíferas.

O curso foi promovido pelo Grupo de Pesquisa de Critérios de Adubação e Contaminação de Solos Contaminados (Gepaces). Segundo o líder do grupo, professor Gustavo Brunetto, os participantes avaliaram positivamente o evento.

Entre os palestrantes estiveram William Natale, professor aposentado da Unesp – Jaboticabal (SP) e atualmente professor visitante na Universidade Federal do Ceará (UFC), que também é editor chefe da Revista Brasileira de Fruticultura, e o professor Danilo Eduardo Rozane, vinculado à Unesp – Campus Registro (SP). O professor Gustavo Brunetto, vinculado ao Departamento de Solos e PPGCS da UFSM e alunos do grupo Gepaces realizaram apresentações de resultados de pesquisas obtidos em experimentos a campo durante aa visita técnica.

O evento contou com o apoio do PPGCS-UFSM, Departamento de Solos, Citrusul, Duoagro, Pittol Assessoria Rural e vinícolas Salton e Almadén.