Abertura oficial do Mês da Consciência Negra na UFSM é na noite desta segunda (5)

Nesta segunda feira (5) acontece a abertura oficial do Mês da Consciência Negra na UFSM, a partir das 20h, no Centro de Convenções. A cerimônia é aberta à comunidade, que poderá prestigiar a apresentação artística de Deborah Rosa e banda.

O evento, organizado pela Pró-Reitoria de Extensão (PRE), através do Observatório de Direitos Humanos da UFSM, em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da Universidade, tem como objetivo integrar os diferentes grupos, coletivos e estudantes negros e negras da UFSM, promovendo visibilidade às pautas e lutas do movimento.

Conforme explica o coordenador do Neab, Victor De Carli, o evento parte de uma construção coletiva. A organização conta com o trabalho de diversos atores, engajados em proporcionar visibilidade e reconhecimento aos negros e negras que compõem a Universidade. Entre as entidades que organizam a programação estão: Associação Ará Dudu, Coletivo Afronta, Coletivo de Mulheres Negras – Dandaras, Grupo de Estudos sobre a Pós-Abolição (Gepa), GT Negros, através do Núcleo de Estudos Contemporâneos (Necon), Núcleo de Estudos sobre Memória e Educação – Povo de Clio, Irmandade Negra, Associação dos Servidores da UFSM (Assufsm), além da Caed, através do Núcleo de Ações Afirmativas Sociais, Étnico-Raciais e Indígenas.

Durante a cerimônia de abertura, será conferido o título de patronesse do Mês da Consciência Negra para a professora Maria Rita Py Dutra, que foi escolhida por membros do movimento negro como a grande homenageada do evento.