Projeto que preserva o arquivo fotográfico digital da Agência de Notícias da UFSM é premiado em congresso nacional

Foto em cores mostrando em primeiro plano o certificado de premiação do projeto
Projeto foi premiado no evento

Para o jornalismo, a fotografia é muito importante, pois dá cor e imagem às notícias, ajudando a compreender as situações de forma mais completa, em parceria com o texto. Desde 2016, o Departamento de Arquivo Geral (DAG) da UFSM se dedica à organização do acervo de fotos de um dos principais meios de comunicação da Universidade, a Agência de Notícias.

O projeto de extensão “Fotografia e gestão: o arquivo digital da Agência de Notícias da UFSM” é coordenado pela arquivista Cristina Strohschoen dos Santos e conta com o apoio de diversos colaboradores na manutenção do registro fotográfico da UFSM.

O projeto tem como objetivo realizar a gestão, preservação e acesso do arquivo fotográfico digital produzido pelo núcleo Agência de Notícias da Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM, por meio da análise e seleção das fotos produzidas para as matérias que são publicadas pela Agência no site institucional. As ações atualmente são desenvolvidas pela bolsista Danielle Godoy Espíndola, acadêmica de Arquivologia da UFSM.

Desde 2016, ações vêm sendo desenvolvidas para a organização do arquivo: coleta das fotografias; análise e seleção; realização da pesquisa no site institucional; descrição arquivística; registro de autoridades. Dessa forma, o arquivo da Agência serve como modelo para outras unidades da UFSM.

Em outubro, o projeto foi apresentado pela bolsista Danielle e pela arquivista Cristina no 8º Congresso Nacional de Arquivologia, que aconteceu em João Pessoa (PB), sendo premiado em terceiro lugar na categoria Relato de Experiência. O evento reuniu profissionais da área arquivística, que, por meio de debates e discussões entre docentes e discentes, promoveu a ampliação do conhecimento na área.

Além disso, o trabalho também foi apresentado na 33ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM. “Acho que é muito importante poder mostrar para as pessoas o que nós estamos realizando na Agência”, destaca a bolsista Danielle.

Após a desativação do Jornal da UFSM, em 2005, o site passou a ser o principal veículo de divulgação de notícias da Universidade, com mais de 20 mil acessos diários. A Agência de Notícias é responsável pela atualização de notícias e também pelo gerenciamento das mídias sociais oficiais da UFSM e pelo relacionamento com a imprensa.

Parte do acervo fotográfico digital (5,2 mil fotos do período de 2014 a 2017) da Agência de Notícias pode ser conferido no repositório Fonte.

Texto: Pablo Iglesias, acadêmico de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias

Edição: Ricardo Bonfanti