UFSM-PM cria PET-Saúde Interprofissionalidade

A Universidade Federal de Santa Maria Campus Palmeira das Missões foi contemplada com o Edital nº 10 para implementação do Programa de Educação Tutorial (PET) Saúde Interprofissionalidade 2018/2020. Mais de 200 instituições submeteram projetos e 120 forma selecionados.

O PET Saúde/Interprofissionalidade tem como objetivo potencializar atividades de integração entre ensino, serviço e comunidade ao utilizar os pressupostos teóricos e metodológicos da Educação Interprofissional em Saúde (EIP) com foco no desenvolvimento do SUS. Participarão do programa docentes e estudantes de graduação dos Cursos de Ciências Biológicas, Enfermagem e Nutrição e, profissionais de saúde locais (preceptores), que desenvolverão atividades na rede de serviços de saúde. No total, haverá mais de 60 bolsas.

Para a primeira edição, o tema EIP foi destacado. A abordagem é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com comprovada capacidade para melhorar a qualidade dos sistemas de saúde e torná-los mais resolutivos a partir do desenvolvimento de práticas profissionais mais colaborativas. O PET-Saúde/Interprofissionalidade faz parte do conjunto de atividades previstas no plano de ação do Brasil para implementação da EIP, conforme chamado feito pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no ano de 2016.

A seleção de tutores e preceptores ocorreu mediante aproximação teórica e prática com os eixos submetidos para a proposta o que esteve atrelado a demandas do território de saúde. Neste momento, estão envolvidas Estratégias de Saúde da Família (ESFs), Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), Associação Hospital de Caridade de Palmeira das Missões, Secretaria Municipal de Saúde de Palmeira das Missões, 15ª Coordenadoria Regional de Saúde, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Palmeira das Missões e UFSM Palmeira das Missões.

O Programa seleciona bolsistas acadêmicos e torna público a necessidade de voluntários, entre docentes, profissionais de saúde ou ainda acadêmicos.

Com informações da UFSM Palmeira da Missões