Projeto de extensão do curso de Artes Visuais homenageia vítimas da Kiss

Painel colorido, no viaduto Evandro Behr, com várias pessoas pintando
Pintura do painel foi finalizada no último sábado (24)

Uma das paredes mais tradicionais de Santa Maria mais uma vez ganhou vida. E dessa vez foi para homenagear as vítimas da tragédia da boate Kiss. Professores e alunos do curso de Artes Visuais da UFSM se reuniram ao longo do mês de novembro para dar vida a um mural pintado nas paredes do Viaduto Evandro Behr, no centro da cidade.

A intervenção artística é resultado de um projeto de extensão coordenado pelo professor e coordenador adjunto do curso de Artes Visuais, Altamir Moreira, contando com a colaboração do secretário da coordenação do curso, Cristiano Zimmer. O convite para a realização da obra partiu da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM). Além de gravuras, no mural, foram pintados os nomes das 242 vítimas do incêndio. A pintura começou no dia 10 de novembro e foi finalizada no último sábado (24).

Pessoas pintam painel no muro que leva em direção ao viaduto Evandro Behr
Professores e alunos de Artes Visuais envolveram-se na pintura do painel

De acordo com o professor Altamir, as ilustrações para as paredes do viaduto foram escolhidas por meio de uma pesquisa de imagens e símbolos que remetessem à memória das vítimas, a partir da criatividade dos estudantes. A única recomendação é que as imagens não poderiam representar tristeza, por se tratar de um assunto delicado.

O material utilizado na pintura foi doado pela Associação, com a única exigência de que houvesse a representação da obra Pietà, de Michelangelo. O restante partiu da criação dos mais de 20 alunos de diversos semestres do curso de Artes Visuais.

Para a AVTSM, esta foi uma maneira simpática e emocionante de homenagear as vítimas e os sobreviventes da tragédia, que em 27 de janeiro de 2019 completará seu sexto ano.

Texto: Pablo Iglesias, acadêmico de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias

Fotos: Andressa Menezes, acadêmica de Relações Públicas e bolsista da Agência de Notícias

Edição: Lucas Casali