Curso de Dança Licenciatura promove maratona de produções artísticas

O Curso de Dança Licenciatura da UFSM realiza, nesta quinta-feira (6), uma maratona de apresentações artísticas no Espaço Multiuso. As apresentações começam às 15h, com a cena “A preço de fábrica”, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da acadêmica Djenifer Nascimento; e terminam às 21h, com o espetáculo “Entre Outras Mil”, resultado da disciplina Produção de Espetáculo. Já na sexta-feira (7), acontece  mostra de TCCs do curso,  na sala 3022, do Centro de Educação Física e Desportos. A entrada é gratuita.

Neste ano, o Curso de Dança Licenciatura concentrou a mostra dos trabalhos artísticos dos TCCs no mesmo dia dedicado à Noite da Dança, mostra semestral da produção cênica dos dois cursos de Dança, Licenciatura e Bacharelado.

Maratona

A coreografia “A preço de fábrica” será apresentada, às 15h, antes da defesa do TCC, orientado pela professora Mônica Borba Barboza. A obra questiona o papel da escola na sociedade contemporânea e compara o sistema educacional à fábrica. O elenco é composto por estudantes de ensino médio da rede pública de Santa Maria.

Às 19h30 serão apresentados três TCCs de Dança Licenciatura. O primeiro será o do estudante Vilson Quaiato, que exibe a sua história na dança: da formação autodidata à docência. Posteriormente, o público poderá conferir: “Lanceiras Negras do Século XXI”, da acadêmica Thaís Cardozo, sob orientação das professoras Neila Baldi e Mônica Borba Barboza, e “Travessias”, da formanda Gabriela Vilanova, sob orientação do professor Gustavo Duarte e da Mônica Borba Barboza. A obra Travessias investiga os impactos que as experiências em sala de aula de dança da bailarina autora. Já a coreografia “Lanceiras Negras do Século XXI” discute o massacre dos Porongos, ocorrido durante a Revolução Farroupilha, bem como os demais atos de violência contra o povo negro, além de ressaltar a negritude das dançarinas. A cena faz parte do espetáculo Dançar as Coisas do Pago, do grupo Extremus, apresentado, em novembro, no Theatro Treze de Maio.

A partir das 20h, começa a III Noite da Dança, com 14 trabalhos artísticos acadêmicos e professores, entre solos, duos e coreografias em grupos. As atividades são provenientes de disciplinas, laboratórios, projetos de pesquisa e extensão dos dois cursos de Dança. A Noite da Dança compartilha os fazeres artístico-investigativos da dança como área de conhecimento e proporciona experiências artísticas de montagem, direção e apresentação pública. As professoras Mônica Borba Barboza e Neila Baldi coordenam a III Noite da Dança, organizada por comissão formada por estudantes do Curso de Dança Licenciatura.

A “maratona” dançante se termina com “Entre Outras Mil”, sob orientação do professor Daniel Aires. A obra questiona a objetificação do corpo feminino em meio aos estereótipos brasileiros em função do carnaval, desvela e aponta situações do banal para problematizar as violências cotidianas que a produção de imagens purpurinadas acaba por engendrar. A construção traz signos presentes na pesquisa realizada a partir dos ambientes do carnaval, bem como construções coreográficas propostas “dupla a dupla” com os intérpretes-criadores.

Com informações da Professora Neila Baldi, do Curso de Dança  Licenciatura

15h – Apresentação do trabalho: A preço de fábrica