UFSM sinaliza apoio à Prefeitura de Palmeira das Missões para qualificar atendimento em saúde no município

Vários homens sentados em uma mesa retangular conversam com o reitor, sentado na cabeceira
Comitiva de Palmeira da Missões discutiu com reitoria melhorias para área da saúde pública

O reitor Paulo Afonso Burmann recebeu, na tarde desta terça-feira (4), o prefeito de Palmeira das Missões, Eduardo Russomano Freire, e uma comitiva de lideranças da região.  A reunião teve como objetivo estreitar as relações entre a Universidade e o Poder Público Municipal, principalmente no que se refere à atuação de estudantes da UFSM nas estruturas e serviços públicos de saúde do município e da região. Também estiveram presentes, no encontro, o administrador do Hospital de Caridade de Palmeira das Missões, Sergio Valter Blümke, o diretor e o vice-diretor do campus de Palmeira das Missões, professores Rafael Lazari e Adriano Lago.

A proposta, segundo o prefeito, é de inserir no sistema de saúde do município estudantes dos cursos de residência multiprofissional em saúde da UFSM. “Nós já temos várias parcerias com a UFSM, principalmente, na área da saúde. Vários estágios já são realizados nos Hospital de Caridade de Palmeira das Missões e na rede básica. Agora, nós estamos elegendo como prioridade o investimento na residência a fim de qualificar o atendimento à população”, afirmou Freire. A Prefeitura de Palmeira das Missões apresentou ao reitor a proposta de custear as bolsas para os profissionais residentes que atuarem no município.

Para o reitor, o fortalecimento da parceria entre a Prefeitura e a Universidade, além de contribuir com a qualificação dos serviços de saúde na região, também vai ao encontro de uma demanda do próprio campus, que busca ampliar o espaço de formação dos estudantes, por meio de estágios. “É uma via de mão dupla entre a universidade e a sociedade. Esse é um dos grandes esforços que nós viemos fazendo, de estabelecer uma ligação cada vez mais estreita com as expectativas e anseios da sociedade e atendendo ao mesmo tempo toda nossa estratégia de formação de profissionais”, avaliou Burmann.

A Prefeitura deverá apresentar, em breve, a formalização da proposta de parceria com a Universidade, que será discutida e articulada internamente, entre as unidades de saúde da UFSM.

Texto: Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor

Foto: Luan Romero