Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Professor da UFSM vai coordenar sessão de congresso mundial de pesquisa florestal



De 29 de setembro a 5 de outubro de 2019, ocorre na cidade de Curitiba o 25º Congresso Mundial da International Union of Forest Research Organizations (Iufro), evento que terá como tema central “Pesquisa florestal e cooperação para o desenvolvimento sustentável”. Docente do Departamento de Ciências Florestais e Coordenador do Laboratório de Ecologia Florestal da UFSM, o professor Mauro Schumacher vai coordenar uma das sessões do congresso, na qual será abordada a “Resposta fisiológica e biogeoquímica de ecossistemas florestais à mudança climática e poluição do ar (Physiological and biogeochemical response of forest ecosystems to climate change and air pollution). A sessão será coordenada em conjunto com outros dois pesquisadores: Yasutomo Hoshika, do Institute for Sustainable Plant Protection, de Roma, e Hiroyuki Sase, do Asia Center for Air Pollution Research, do Japão.

O tema dessa sessão divide-se em dois tópicos principais: (1) deposição de nitrogênio e enxofre e ciclagem de nutrientes nos ecossistemas florestais; (2) trocas de carbono, água e energia entre florestas e atmosfera, análises transcricionais, proteômicas e metabólicas, bem como fenotipagem. Além disso, também serão abordadas as emissões de compostos orgânicos voláteis biogênicos de plantas ou ecossistemas.

O objetivo da sessão é resumir os resultados recentes, para melhorar o conhecimento sobre os ecossistemas florestais resilientes, as lacunas de conhecimento e as ações necessárias para o seu manejo e melhoramento, tendo em vista as mudanças do clima e a poluição do ar. Os resumos científicos devem ser encaminhados até o dia 30 de dezembro. Outras informações sobre o congresso constam na página www.iufro2019.com.


Publicações Recentes