Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM assina Termo de Adesão à Agenda Ambiental na Administração Pública



Foi assinado, no início deste ano, o Termo de Adesão da UFSM ao Programa Agenda Ambiental na Administração Pública, convênio entre a UFSM e o Ministério do Meio Ambiente (MMA) publicado no último dia 6 no Diário Oficial da União.

A Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P é um programa do Ministério do Meio Ambiente que visa promover a responsabilidade socioambiental e inserir critérios de sustentabilidade nas atividades da administração pública. A adesão tem por finalidade integrar esforços para desenvolver, no âmbito da instituição, ações e projetos que objetivem promover a conscientização socioambiental e a utilização coerente dos recursos naturais e dos bens públicos.

Jñana Gadea de Mello, integrante da Comissão de Gestão Ambiental do campus de Palmeira das Missões, explica que o convênio foi uma iniciativa da UFSM-PM. “O Plano de Gestão Ambiental do campus foi elaborado com base na proposta da A3P e será divulgado no início do ano letivo. Através dele, alunos, servidores e terceirizados da instituição terão orientações para a destinação adequada dos resíduos, utilização consciente dos recursos naturais, aquisição e utilização de produtos e serviços com critérios sustentáveis, além de capacitações e sensibilizações para promover e disseminar práticas de gestão ambiental”, afirma.

Com a adesão, a UFSM pode utilizar o Selo de Sustentabilidade na Administração Pública, que tem por objetivo conferir o reconhecimento e a divulgação de práticas de gestão baseadas em conceitos de sustentabilidade implantadas pelas administrações públicas. O Selo é composto por três categorias independentes: o Selo Verde, em reconhecimento às instituições públicas pelo empenho na adesão e implementação da A3P; o Selo Prata, para atestar o empenho das instituições públicas no cumprimento da entrega do Relatório Anual de implementação da A3P, previsto no Termo de Adesão; e o Selo Laranja, concedido para destacar a participação das instituições públicas como vencedoras do Prêmio Melhores Práticas da A3P.

Fonte: Assessoria de Comunicação UFSM-PM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-46544

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes