Modernização da administração central é apresentada na reunião de pró-reitores

A sala dos conselhos é composta de várias bancadas fixas em três fileiras. Nesta ocasião, várias pessoas ocupam as bancadas mais centrais das três fileiras e assistem à explanação do pró-reitor, que está em pé e apresenta um slide.
Pró-reitor apresentou proposta de modernização administrativa

Mapear e otimizar processos da administração central e suas subunidades, visando uma mudança de cultura por meio da implementação de um novo modelo de gestão. Esses são os principais objetivos do processo de modernização administrativa, apresentado nesta segunda-feira (25), na Sala dos Conselhos, na reunião semanal do Gabinete do Reitor com as pró-reitorias.

O pró-reitor de Planejamento, Frank Casado, apresentou o processo, que ocorre na instituição desde 2017 e começou com sensibilização dos envolvidos. Na sequência, todos os setores realizam o mapeamento dos processos, que se encontram relacionados em portal específico no sítio da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan). Atualmente, o projeto encontra-se na etapa de otimização dos processos e estruturas, que vem resultando em um redesenho organizacional da administração central e suas subunidades. O pró-reitor apresentou também a proposta de um novo organograma para as três pró-reitorias acadêmicas (Pós-Graduação e Pesquisa, Extensão e Graduação), que está sendo trabalhado e discutido junto aos setores.

A conclusão do processo de modernização da administração central está previsto para o primeiro semestre de 2019. Deve ocorrer, ainda em março, a definição sobre as pró-reitorias acadêmicas e, até maio, a reorganização das demais pró-reitorias. Nesse prazo, o novo organograma desses setores será definido e, posteriormente, encaminhado ao Conselho Universitário para que, na sequência, o processo seja estendido para as unidades universitárias.

O reitor, Paulo Burmann, considerou o processo de modernização como uma necessidade para toda a Universidade Federal de Santa Maria e defendeu que as mudanças são necessárias para uma melhor realização das atividades. “Vamos experimentar muitos avanços com esse processo de mudança da estrutura da universidade. Conclamamos a todos se engajarem nessa transformação não como resistência, mas como mudança ativa”, salientou o reitor.

Já o vice-reitor, Luciano Schuch, destacou como positivo o fato das pró-reitorias acadêmicas terem sido definidas como prioridade, uma vez que estas se constituem na atividade fim da Universidade. Para ele, “o grande objetivo é fazer mais com nossa estrutura, fortalecendo as pró-reitorias acadêmicas. Esse crescimento precisa ser acelerado para que nos tornemos uma universidade de excelência”.

Texto: Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor