Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Ações extensionistas do projeto “De terra seus corpos” serão ampliadas



Foto mostra as ruínas de São Miguel à noite, iluminada de roda, com bailarinos à frente apresentando o espetáculo, a maioria deles deitados no chão
Espetáculo “Som e luz em corpos” terá nova temporada

O professor Odailso Berté, do curso de Dança – Licenciatura da UFSM, coordenador do Projeto de Extensão “De terra seus corpos” e criador e diretor do espetáculo “Som e luz em corpos” esteve reunido com representantes do município de São Miguel das Missões para tratar da ampliação das ações extensionistas, artísticas e pedagógicas do convênio com a UFSM/Fatec até 2020. Estiveram presentes a prefeita em exercício de São Miguel das Missões, Jussara Ana Bittencourt, o secretário municipal de Turismo, Desenvolvimento e Cultura, Fabiano Moraes, a diretora de eventos, Márcia Reck, e a secretária de Educação, Sônia Vieira Rosa.

Devido à receptividade do espetáculo “Som e luz em corpos” por parte da comunidade de São Miguel e do aumento do fluxo turístico que a obra artística, realizada a céu aberto no palco natural onde a história missioneira aconteceu, promove, como demonstrou a retomada desse projeto com as apresentações ocorridas em dezembro de 2018, decidiu-se pela ampliação para contemplar diferentes atividades em torno do espetáculo.

Em parceria com a Secretaria de Educação de São Miguel, serão oferecidas Oficinas Formativas de Arte/Dança, ministrada por professores e acadêmicos dos cursos de Dança da UFSM (Licenciatura e Bacharelado), para crianças, alunos do Ensino Médio, professores de arte e comunidade.

O processo artístico-pedagógico, objetivo do espetáculo, poderá ser concretizado ao possibilitar à comunidade local outras formas de acesso à formação em arte e a participação do elenco do espetáculo, que trabalharão com os bailarinos dos cursos de Dança da UFSM. As ações visam contribuir para a educação e o desenvolvimento regional, conforme o PDI da UFSM.

As oficinas terão início em abril e se estenderão até dezembro, coincidindo com o calendário de apresentações da temporada 2019 do espetáculo “Som e luz em corpos”, que, em breve, será anunciada.

O espetáculo tem coreografia e direção de arte dos professores Mônica Borba e Crystian Castro, direção geral do professor Odailso Berté, produção do Laboratório Investigativo de Criações Contemporâneas em Dança (LICCDA) e apoio da PRE, do CEFD, do IPHAN, do IBRAM e da Associação dos Amigos das Missões.

Foto: Mayza Frizzo/Divulgação

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-46683

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes