Ano letivo na UFSM-PM inicia com divulgação de agenda ambiental e campanha solidária

Foto colorida horizontal mostra nove pessoas, em pé e sentadas, posando para a câmera com as xícaras na mão
Coordenadores de curso receberam xícaras para substituir copos plásticos

O ano letivo iniciou no campus da UFSM de Palmeira das Missões com duas importantes ações realizadas pela Instituição. A primeira é a implantação de uma das propostas previstas no Termo de Adesão da UFSM ao Programa Agenda Ambiental na Administração Pública, convênio assinado entre a Universidade Federal de Santa Maria e o Ministério do Meio Ambiente no início deste ano.

A iniciativa colocada em prática já no início deste semestre é a eliminação do uso de copos plásticos na unidade. Em reunião realizada com os chefes de departamentos e coordenadores de curso, a direção do campus fez a entrega de xícaras com cunho ambiental, que substituirão os copos plásticos em todos os setores da instituição.

“Desde o ano passado, estamos tomando algumas medidas, como a substituição de lâmpadas de led em todo o campus e, agora, a entrega de xícaras a todos os docentes e técnico-administrativos do campus”, explicou o diretor do unidade, professor Rafael Lazzari, que ainda destacou o fato de o campus de Palmeira das Missões ser a primeira unidade a implementar ações da Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P.

A A3P é um programa do Ministério do Meio Ambiente que visa promover a responsabilidade socioambiental e inserir critérios de sustentabilidade nas atividades da administração pública. A adesão tem por finalidade integrar esforços para desenvolver, no âmbito da instituição, ações e projetos que objetivem promover a conscientização socioambiental e a utilização coerente dos recursos naturais e dos bens públicos.

Jñana Gadea de Mello, integrante da Comissão de Gestão Ambiental do campus de Palmeira das Missões, explica que o convênio foi uma iniciativa da UFSM-PM. “O Plano de Gestão Ambiental do campus foi elaborado com base na proposta da A3P. Através dela, alunos, servidores e terceirizados da instituição terão orientações para a destinação adequada dos resíduos, utilização consciente dos recursos naturais, aquisição e utilização de produtos e serviços com critérios sustentáveis, além de capacitações e sensibilizações para promover e disseminar práticas de gestão ambiental”, afirmou.

Outra importante ação realizada no início deste semestre é a campanha de arrecadação de alimentos em prol do Hospital de Caridade de Palmeira das Missões. Quem quiser participar basta levar a sua doação até os pontos de coleta que estão localizados no hall do prédio principal e no Quiosque dos Estudantes.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação UFSM-PM