Curso de Odontologia é transferido para o campus sede da UFSM

Prédio 26F abrigará toda a infraestrutura do curso de Odontologia

O início do primeiro semestre letivo de 2019 começou com uma importante novidade na UFSM. Na última segunda-feira (18), o curso de Odontologia retomou suas atividades em novas instalações, agora no campus sede de Camobi.

Por 50 anos, o curso esteve estabelecido na rua Floriano Peixoto, 1184, prédio da antiga reitoria da UFSM, no centro de Santa Maria. Em 2019, o curso iniciou um processo de transferência para o novo endereço, o prédio 26F do Centro de Ciências da Saúde, nas proximidades do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). A obra, que foi viabilizada a partir da permuta de um terreno da universidade na cidade de São Borja no ano de 2010, levou cinco anos para ser concluída.

Estrutura interna do novo prédio da Odontologia em Camobi

A transferência para o prédio novo representa um grande avanço para a Odontologia da UFSM, pois ao longo desses anos o curso ocupou espaços físicos destinados a outras atividades e que precisavam ser adaptadas. “Professores, técnicos e acadêmicos se vêem bastante renovados e motivados a trabalhar na casa nova”, aponta o professor Renésio Grehs, coordenador do curso.

Novas Perspectivas

Para a acadêmica Maria Laura Gazola, do quinto semestre de Odontologia, o novo prédio simboliza uma nova fase para os estudantes e também para os serviços prestados nas clínicas. “Uma nova sede, em um novo ano letivo, geram novas perspectivas e com certeza renova os ares do curso. E tudo se resume em um melhor aprendizado para nós e melhorias no atendimento de nossos pacientes”, comenta a estudante.

“Devido ao prédio 26F estar nos fundos do CCS, os estudantes de Odontologia acreditam que isso promoverá uma maior integração com as outras escolas de saúde da UFSM, como Medicina, Enfermagem e Fisioterapia. O que contribuirá de forma positiva para a troca de experiências entre os estudantes”, aponta o acadêmico
Benhur Quinto, do sétimo semestre.

Serviços Odontológicos à comunidade

Novos equipamentos foram adquiridos para o atendimento à comunidade

Quanto aos atendimentos clínicos que são oferecidos à comunidade externa, a coordenação se vê bastante otimista quanto à melhoria na qualidade desses serviços. Trata-se de um espaço planejado especialmente para os atendimentos, estruturado com novos equipamentos. A coordenação entende que os serviços odontológicos no campus não serão muito diferentes do que já era oferecido na antiga reitoria, uma vez que há um processo de cadastro e triagem para compreender as necessidades dos pacientes, baseado nas clínicas atendidas pelos alunos.

O curso informa que as triagens ainda estão sendo feitas na antiga reitoria até o próximo final de semana. Com isso, a expectativa é de que os atendimentos no novo prédio tenham início na próxima segunda-feira (25). Uma novidade é que, além das clínicas, serão oferecidos atendimentos de urgência.

Mobilidade no Campus

Devido ao prédio estar em um local distante de paradas de ônibus, a coordenação do curso e a Pró-Reitoria de Infraestrutura (Proinfra) estão em tratativas com o Sistema Integrado Municipal de Santa Maria, órgão responsável pela mobilidade urbana do município. A proposta é disponibilizar um ônibus circular que realize o transporte dos cursos que estão situados naquela região do campus até os pontos de ônibus da universidade que levam os estudantes aos bairros da cidade. Contudo, ainda não há um prazo determinado para o início dos trabalhos.

De acordo com o professor Renésio Grehs, a previsão é de que até o dia 15 de abril seja concluída a transferência dos setores e do restante dos materiais que permanecem na antiga reitoria.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (55) 3220-9268 e (55) 3220-9272 ou pelo Site da Odontologia.

Reportagem: Pablo Iglesias
Fotos: Bruna Eduarda Feil