Vice-reitor participa, em Lima, de Encontro de Redes de Educação Superior

Vice-reitor participou, em Lima, de encontro organizado pelo Iesalc, instituto da Unesco

Entre os dias 13 e 15 de março, o vice-reitor da UFSM, professor Luciano Schuch, participou do IX Encontro de Redes de Educação Superior e Conselhos de Reitores da América Latina e Caribe. O evento foi realizado na Universidade Nacional Mayor de San Marcos – a mais antiga da América do Sul, fundada em 1551 -, em Lima, no Peru.

Organizado pelo Instituto Internacional da Unesco para a Educação na América Latina e Caribe (Iesalc), o encontro teve como principal objetivo a implementação do Plano de Ação CRES 2018-2028, documento resultante da 3ª Conferência Regional de Educação Superior (CRES 2018), realizada em Córdoba, Argentina. Para tanto, o evento buscou articular redes e alianças estratégicas para a execução de propostas de ação regional que contribuam com as metas e objetivos do Plano de Ação.

De acordo com o vice-reitor, os principais focos de debates foram a defesa do ensino superior, entendido como um bem público e uma obrigação dos Estados para com suas populações, bem como o papel transformador das universidades. “Defendeu-se muito que a universidade deve participar mais da sociedade. As pesquisas, a ciência e a tecnologia produzidas nas Universidades devem ser colocadas à disposição da sociedade, pensando nos problemas regionais. Discutimos a busca por fontes de financiamento que viabilizem a realização de pesquisas aplicadas às necessidades da região”, sintetizou Schuch.

Participaram dos três dia do encontro, 186 gestores, representando mais de 100 instituições públicas da América Latina e Caribe. Ao final do evento, as discussões e articulações resultaram em 70 iniciativas educativas, 31 alianças entre instituições, redes e consórcios, identificação de fontes de financiamento, recursos de cooperação internacional, entre outros.