A Equipe SimulArroz da UFSM realizou missão de trabalho na Argentina de 5 a 10 de março, em busca da integração e internacionalização de projetos de pesquisa com as principais universidades do país vizinho.
Na província de Entre Ríos, região conhecida como a “Mesopotâmia Argentina”, por estar situada entre os rios Paraná e Uruguai, a Equipe SimulArroz teve a oportunidade de alinhar trabalhos com os pesquisadores Cesar Quintero, Edgardo Arevalo e Octavio Caviglia, da Universidad Nacional de Entre Ríos – Facultad de Ciencias Agropecuarias (Uner-FCA).
Durante a reunião na Uner-FCA, houve troca de informações sobre os principais projetos com arroz irrigado e soja desenvolvidos pela Equipe SimulArroz e pelos pesquisadores argentinos, a fim de estender a rede de parceiros para facilitar as ações de internacionalização entre alunos de graduação, mestrado e doutorado da UFSM e Uner-FCA e aumentar a representatividade dos trabalhos desenvolvidos por ambas as instituições.
Na província de Buenos Aires, a Equipe SimulArroz esteve em contato com o pesquisador Juan Pablo Monzón e com a Universidade de Balcarce, fortalecendo trabalhos relacionados ao projeto global Yield Gap Atlas, que tem como objetivo identificar o potencial de produtividade de diversas culturas agrícolas em distintos lugares do mundo e a lacuna existente, a fim de atender à demanda da FAO.
Participaram dessa jornada os alunos de pós-graduação em Agronomia e Engenharia Agrícola da UFSM Michel Rocha da Silva (doutorado), Eduardo Lago Tagliapietra e Ioran Guedes Rossato (mestrado), além do professor Alencar Junior Zanon.
Foto: Divulgação