Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Representantes da UFSM auxiliam em projeto de criação de geoparque em Caçapava do Sul



Participantes do encontro visitam antigas instalações do Clube Recreativo 1º de Maio, onde o centro interpretativo seria construído

O pró-reitor de Extensão da UFSM, Flavi Ferreira Lisboa Filho, esteve na quarta-feira (20) em Caçapava do Sul, no auditório do campus local da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), para participar de uma reunião sobre o projeto de criação de um geoparque naquele município. A reunião teve entre seus objetivos a ampliação dos apoios e parceiros municipais e também a viabilização das tratativas para a construção de um centro interpretativo – pré-requisito para a certificação do geoparque pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O professor André Borba, do Departamento de Geociências da UFSM, apresentou a proposta geral do geoparque, bem como uma proposta preliminar do centro interpretativo. Ambas as iniciativas estão em aberto e toda a comunidade acadêmica poderá contribuir enviando propostas para a chamada pública Nº 04/2019.

Ao final da reunião, o grupo se deslocou até o centro da cidade para conhecer o antigo espaço do Clube Recreativo 1º de Maio, onde o centro interpretativo seria construído, e as estruturas que ainda existem. A intenção é de que as paredes sejam mantidas e restauradas em razão do seu significativo valor arquitetônico. As tratativas para a cessão do local ao projeto do geoparque ainda estão acontecendo.

A Unipampa contou com três representantes na reunião: o reitor Marco Antônio Fontoura Hansen, a pró-reitora da Extensão, Nádia Bucco, e a diretora do campus local, Aline Lopes Balladares. Eles estavam entre as 30 pessoas presentes, incluindo ainda o presidente do Clube 1º de Maio, Israel Oliveira, e representantes da Prefeitura e Câmara de Vereadores, além de técnicos e professores de diferentes áreas de ambas as universidades.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-47032

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes