Representantes da UFSM auxiliam em projeto de criação de geoparque em Caçapava do Sul

Participantes do encontro visitam antigas instalações do Clube Recreativo 1º de Maio, onde o centro interpretativo seria construído

O pró-reitor de Extensão da UFSM, Flavi Ferreira Lisboa Filho, esteve na quarta-feira (20) em Caçapava do Sul, no auditório do campus local da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), para participar de uma reunião sobre o projeto de criação de um geoparque naquele município. A reunião teve entre seus objetivos a ampliação dos apoios e parceiros municipais e também a viabilização das tratativas para a construção de um centro interpretativo – pré-requisito para a certificação do geoparque pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O professor André Borba, do Departamento de Geociências da UFSM, apresentou a proposta geral do geoparque, bem como uma proposta preliminar do centro interpretativo. Ambas as iniciativas estão em aberto e toda a comunidade acadêmica poderá contribuir enviando propostas para a chamada pública Nº 04/2019.

Ao final da reunião, o grupo se deslocou até o centro da cidade para conhecer o antigo espaço do Clube Recreativo 1º de Maio, onde o centro interpretativo seria construído, e as estruturas que ainda existem. A intenção é de que as paredes sejam mantidas e restauradas em razão do seu significativo valor arquitetônico. As tratativas para a cessão do local ao projeto do geoparque ainda estão acontecendo.

A Unipampa contou com três representantes na reunião: o reitor Marco Antônio Fontoura Hansen, a pró-reitora da Extensão, Nádia Bucco, e a diretora do campus local, Aline Lopes Balladares. Eles estavam entre as 30 pessoas presentes, incluindo ainda o presidente do Clube 1º de Maio, Israel Oliveira, e representantes da Prefeitura e Câmara de Vereadores, além de técnicos e professores de diferentes áreas de ambas as universidades.