Secretário nacional de Agricultura Familiar e Cooperativismo visita a UFSM

À esquerda, Fernando Schwanke, sentado, com uma mão sobre a mesa e a outra levantada. À direta, vice-reitor, sentando na cabeceira da mesa, acompanha a fala de Schwanke
Fernando Schwanke (à esquerda) foi recebido pelo vice-reitor Luciano Schuch

O engenheiro florestal egresso da UFSM, Fernando Henrique Schwanke, atual secretário nacional de Agricultura Familiar e Cooperativismo – órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) – esteve na universidade nesta quarta-feira (27). Pela manhã, Schwanke ministrou a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal. Ele abordou o tema “A Inovação e o Empreendedorismo na Engenharia Florestal: Agricultura Familiar como Oportunidade”. À tarde, foi recebido pelo vice-reitor Luciano Schuch, pelos pró-reitores titular e adjunto de Extensão, respectivamente Flavi Ferreira Lisboa Filho e Rudiney Pereira, e por professores dos departamentos de Ciências Florestais e Fitotecnia.

Em sua visita ao Gabinete do Reitor, o secretário comentou sobre os objetivos da secretaria, que foi criada em janeiro deste ano e alocada junto ao Mapa. Entre os desafios, Schwanke salientou a necessidade de investimentos crescentes em tecnologia e inovação, aplicadas à agricultura familiar. Neste sentido, comentou o papel das instituições de ensino e pesquisa: “As universidades são essenciais dentro de todo esse contexto. Precisamos encontrar uma forma de trilharmos esse caminho juntos”.

Schwanke também destacou possíveis parcerias com a UFSM. Segundo ele, uma das metas da secretaria é a construção de um plano florestal para pequenas e médias propriedades rurais, como fonte de geração de renda. “A Engenharia Florestal da UFSM tem uma experiência muito longa de trabalho, que pode ser aproveitada dentro desta proposta”, disse. O secretário ainda manifestou o interesse em ampliar um projeto de aproximação entre pequenos produtores rurais com o varejo, desenvolvido na UFSM, e expandi-lo para o restante do país. “O desenvolvimento dos mercados não institucionais é uma das metas da secretaria, e o varejo é fundamental dentro dessa proposta. Esse é um projeto que pode servir como um piloto para o Brasil inteiro. Se existe aqui algo que já está sendo construído, vamos poder aproveitar essa experiência”, afirmou o secretário.

O vice-reitor destacou a importância da parceria entre a universidade e o ministério. “A universidade direciona grande parte de sua pesquisa para o agronegócio e isso é um grande diferencial da nossa instituição. Temos que ser referência no assunto. Essa aproximação com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento é de grande importância e reforça nossa preocupação com o tema”, salientou Luciano.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor