UFSM sedia Reunião Anual do Grupo de Delegados Assessores da AUGM

Representantes de 36 universidades latino-americanas estiveram presentes na reunião

Representantes de 36 universidades integrantes da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM) reuniram-se em Santa Maria, nesta semana, para discutir questões relativas à educação superior na América Latina, principalmente sobre como qualificar as universidades públicas e tornar suas ações mais efetivas junto à sociedade. Eles participaram da Reunião Anual do Grupo de Delegados Assessores da AUGM, evento transcorrido entre segunda (8) e quarta-feira (10) junto à Sala dos Conselhos, no prédio da Reitoria.

A cerimônia de abertura contou com a presença do reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann, e do secretário executivo da AUGM, Alvaro Maglia. Burmann ressaltou a satisfação de receber um grupo tão qualificado de delegados nesse fórum de discussões, que busca abordar e debater os temas mais importantes sobre educação pública na América Latina.

O reitor destacou que a UFSM vem se esforçando para fortalecer a AUGM, principalmente em virtude do importante papel que a instituição desenvolve na construção de uma política de relações internacionais entre as universidades parceiras. Nesse sentido, Burmann lembrou que uma das principais metas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFSM é a ampliação e fortalecimento da internacionalização. “O processo de internacionalização é um processo irreversível que engrandece todas as nossas instituições. Torna as parcerias ainda mais consistentes. Sem dúvida nenhuma estamos numa qualidade de destaque para as nossas universidades, portanto é mais um motivo de orgulho estarmos recebendo aqui na Universidade Federal de Santa Maria, nesse evento que para nós se traduz como histórico”, avalia Burmann.

O secretário executivo da AUGM agradeceu à UFSM pela organização do evento e ressaltou a importância dos debates, principalmente em relação a questões necessárias para a defesa da educação pública na América Latina e o próprio fortalecimento da AUGM.

Na avaliação do professor Érico Flores, assessor do Gabinete do Reitor junto à Secretaria de Apoio Internacional (SAI) e delegado da UFSM junto à AUGM, o evento foi marcado por debates de alto nível e a participação de profissionais com larga experiência e inserção internacional. Flores explica que o encontro dos delegados assessores da AUGM é uma reunião de caráter consultivo, preparatória para o Conselho de Reitores, que deve ocorrer no mês de maio, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Entre os encaminhamentos da reunião, ele destaca a discussão sobre como as universidades públicas podem melhorar sua inserção junto ao seu entorno regional, tornando suas ações mais efetivas e presentes diante da sociedade.

Além do encontro dos delegados, a UFSM sediou também, na quarta-feira (10), a 18ª Reunião do Núcleo Disciplinar de Avaliação Institucional, Planejamento Estratégico e Gestão Universitária da AUGM. O evento teve como objetivo promover a troca de informações entre as universidades acerca de evoluções institucionais, planejamentos estratégicos e gestões universitárias, visando mostrar resultados e prospectar atividades futuras.

A AUGM promove a integração regional e a mobilidade internacional, através do intercâmbio entre estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e servidores das universidades pertencentes ao convênio. Atualmente integram a AUGM 38 universidades do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai. No ano passado, 24 estudantes de graduação da UFSM fizeram intercâmbio por intermédio da AUGM.

Texto: Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor