Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Orquestra Sinfônica apresenta o seu primeiro concerto oficial do ano nesta quinta-feira



A Orquestra Sinfônica de Santa Maria realiza a abertura da Temporada Oficial 2019 nesta quinta-feira (25), às 19h30min. O Centro de Convenções da UFSM (localizado no campus sede) é o palco do concerto, que tem entrada franca para toda a comunidade – sem necessidade de retirada do ingresso. O professor João Batista Sartor será o maestro da noite e recebe como convidados o professor Cláudio Antonio Esteves e o Coro de Câmara da UFSM. Um ensaio geral (fechado ao público) ocorre nesta terça-feira (23), às 19h, no local do espetáculo.

Centro de Convenções recebe ensaio geral e concerto da orquestra nesta semana

O primeiro concerto de 2019 anuncia a programação da orquestra ao longo deste ano. A Abertura de As Bodas de Fígaro, de W. A. Mozart, antecipa a ópera na sua íntegra, que será apresentada no final de setembro no Centro de Convenções da UFSM. A seguir, serão apresentados ao público extratos da Missa em Dó Menor, também de Mozart, nos quais o professor Cláudio Esteves será o regente do Coro de Câmara da UFSM. Ele vai reger concertos em junho e novembro, que vão incluir, entre outras, peças do repertório de coral sinfônico.

O concerto segue com a Petite Suite, do francês impressionista Claude Debussy, em versão orquestral de Henry Büsser, e as Três Danças Brasileiras e o Batuque, dos compositores brasileiros nacionalistas Camargo Guarnieri e Lorenzo Fernandez, respectivamente. A primeira parte do programa, com Mozart, destaca a importância que a tradição da música ocidental de concerto receberá nesta temporada, para a fruição do público e o aprimoramento artístico e acadêmico dos alunos integrantes da orquestra. A segunda parte, com Debussy e os brasileiros, aponta para a música mais atual, dos séculos XX e XXI, e o destaque para a produção nacional e latino-americana. O repertório completo do concerto está disponível aqui.

Na programação do ano, ainda se destaca o balé Quebra-Nozes em dezembro, em parceria com a companhia Ivone Freire, e o Carnaval dos Animais em outubro, nos Concertos Didáticos. Em julho, a convidada será a banda Magical Mystery.

Os espetáculos são uma realização da UFSM, Pró-Reitoria de Extensão e Associação Cultural Orquestra Sinfônica de Santa Maria.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Orquestra Sinfônica de Santa Maria

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-47420

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes