Nota oficial sobre bloqueio orçamentário

A Universidade Federal de Santa Maria informa que foram bloqueados R$ 46 milhões dos recursos orçamentários deste ano. Com isso, os R$ 142,9 milhões previstos para o orçamento de 2019 foram reduzidos a cerca de R$ 96,9 milhões. Trata-se do menor orçamento desde 2010. Todas as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do país foram atingidas com a medida, que impactou em um corte global de cerca de R$ 2,2 bilhões no orçamento da educação superior.

Encontra-se contingenciado todo o recurso de capital, que engloba investimentos em obras e aquisição de equipamentos, e foram reduzidos em cerca de 30% os recursos de custeio, que abrangem gastos com luz, água, limpeza, manutenção, entre outros.

O contingenciamento soma-se a uma série de outras medidas que vêm impactando e comprometendo o funcionamento das universidades públicas do país, afetando de forma drástica suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Diante deste cenário de cortes, espera-se que haja uma reversão, em nome do bom senso e do compromisso para com a educação e a ciência brasileiras. Caso contrário, a UFSM corre sério risco de passar a não conseguir cumprir seus contratos a partir do mês de setembro.

Apesar das dificuldades enfrentadas, até o presente momento, não há interrupção de atividades básicas da UFSM. Medidas de contenção de gastos e de otimização dos recursos já vêm sendo tomadas pela instituição. Novas ações podem ocorrer na medida em que haja mudanças no cenário atual.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor