Professor e egresso da UFSM lançam obra em quadrinhos baseada em William Blake

Arte vertical com ilustrações de personagens em tons de vermelho e azul
Capa da graphic novel

Produzida no decorrer de dois anos, a graphic novel “O Matrimônio de Céu & Inferno” (Avec Editora, 2019) é parcialmente uma adaptação do livro homônimo do poeta e gravurista inglês William Blake (1757-1827) e parcialmente um enredo inédito que atualiza as ideias do autor numa história policial ambientada em São Paulo nos dias atuais.

O álbum, que parte de um projeto de pesquisa e extensão do Centro de Artes e Letras (CAL) e da UFSM Silveira Martins, conta com roteiro de Enéias Tavares, professor do Departamento de Letras Clássicas e pesquisador do Laboratório Corpus, e arte de Fred Rubim, designer e ilustrador egresso do curso de Desenho Industrial da UFSM.

Além disso, o volume de 128 páginas apresenta bastidores de produção e paratextos dos escritores Octavio Aragão e Claudia Lemes e do pesquisador da Universidade de Coimbra Manuel Portela. Aos interessados, o álbum está em pré-venda pela Amazon.

O lançamento oficial ocorrerá na próxima quinta-feira (9), às 19h30, na Sala João Fahrion da Reitoria da UFRGS, em Porto Alegre. A ação integra o evento UniHQ – Universidade em Quadrinhos, que reunirá profissionais e pesquisadores para debater a produção de quadrinhos no Brasil. Para este evento, as inscrições são gratuitas e limitadas pelo link.

Fecha a programação uma exposição inspirada no quadrinho que, além de páginas exclusivas, apresenta um percurso sobre a vida, a obra e a técnica de impressão de Blake, além de sua recepção na cultura pop contemporânea. A exposição ficará na Sala João Fahrion até o dia 10 de julho, e tem visitação gratuita de segunda a sexta, das 9h às 17h.