Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Centro de Educação promove roda de conversa sobre a maternidade e o ato de educar



Apenas mulheres podem participar ativamente no ato de educar? É possível que outros agentes familiares vivam a maternidade? Como é relação entre a maternidade e a adoção? Qual a experiência de ser mãe e universitária?Pensando nesses questionamentos, o Centro de Educação promove na próxima terça-feira (14) a roda de conversa: “A maternidade ressignificada: os diversos agentes no ato de educar”. O evento, que conta como Atividade Complementar de Graduação (ACG), será às 14h, no Audimax do Centro de Educação (CE) – prédio 16 do campus sede.

O evento aborda a ressignificação da maternidade, considerando o surgimento de diferentes estruturas familiares na sociedade contemporânea, onde emergem novos agentes no ato de educar, que demonstram que não apenas a figura materna tem papel fundamental no processo educacional. Além disso, o evento também traz a experiência da maternidade na Universidade e provoca a reflexão sobre a maternidade já existente e “consolidada” na sociedade, com a abertura de um novo olhar para o tema.

Convidadas confirmadas:

– Profª Drª Sueli Salva, docente do Centro de Educação da UFSM, Pedagoga,especialista em dança, Doutora em educação pela UFRGS. Colaborou como autora da obra: “Casa do Estudante Universitário: jovens mães/pais e suas crianças”.

– Profª Drª Milena Freire, professora do Departamento de Ciências da Comunicaçãoe professora colaboradora do Programa de Pós em Comunicação da UFSM.Coordena o Grupo de Pesquisa “Comunicação Gênero e Desigualdades” e é pesquisadora do Grupo de Pesquisa “Usos Sociais da Mídia” (UFSM/CNPq).

– Profª Drª Aline Cardoso Siqueira, docente do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSM. É professora responsável pelo Grupo de Estudo: “Centro de referência em estudos e apoio a mulheres,maternidade e adoção” (Creamma).

– Profª Drª Angelise Fagundes da Silva, Doutora em Educação pelo PPGE/UFSM. Mestre em Letras (PPGL/UFSM), licenciada em Letras/ Português e em Letras/ Espanhol pela mesma Instituição.

– Delta Marlova, mãe, estudante e moradora da Casa do Estudante Universitário (CEU 2) da UFSM desde 2014. A acadêmica cursa o 10º semestre do curso de Letras/ Espanhol da Universidade.

Informações: Núcleo de Divulgação Institucional do Centro de Educação da UFSM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-47653

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes