Universidade recebe apoio da comunidade de Santa Maria na Câmara de Vereadores

Comunidade presta apoio à UFSM durante audiência pública

A Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria realizou Audiência Pública em Defesa da UFSM na noite desta quarta-feira (15). Conforme a presidente da Câmara, Cida Brizola, mais de 500 pessoas circularam pelo audiência, que foi prestigiada pelo público inclusive no lado de fora do prédio, a partir de telão disposto na frente da casa legislativa.

Após a apresentação do reitor sobre a situação orçamentária da universidade e o impacto dela para Santa Maria e região, o espaço de manifestações foi aberto ao público presente. Dez inscritos utilizaram a tribuna para relatar suas experiências com a Universidade, apoiar e expressar suas opiniões sobre a instituição.

Comunidade de Santa Maria relata a importância da UFSM para a cidade

Luiz Carlos dos Santos Rodrigues, paciente do Hospital Universitário, ressaltou a importância do atendimento para a comunidade: “As pessoas têm que lembrar que nós, que estamos na fila do SUS, também somos seres humanos e temos que ser respeitados. Eu agradeço a todos os professore e acadêmicos da Universidade que me ajudam”, comentou

No mesmo sentido, o acadêmico de Relações Públicas da UFSM, Lucas Zimmernann, defendeu a Universidade, repudiando as críticas dirigidas à instituição: “Eu não aceito ouvir que vou pra Universidade ver gente pelada. Isso nunca aconteceu. Se as pessoas pisassem na universidade, elas saberiam que não é verdade. Eu não admito ouvir que meus professores fazem doutrinação. O que eu vejo são servidores abrindo mão da vida deles para se dedicar à educação”.

Lucas Zimmermann, estudante da UFSM

Além de Rodrigues e Zimmermann, também deram seus depoimentos, Eloiz Guimarães Cristino, representando a Central Única dos Trabalhadores (CUT); Elenise Sangoi Antunes e Ane Carine Meurer, respectivamente, ex e atual diretoras do Centro de Educação da UFSM; Ian Storni, estudante de Economia da UFSM e presidente do Clube Farroupilha; Tiago Aires, estudante de Direito da Universidade Franciscana (UFN); Lidia Rodrigues, presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – Núcleo Santa Maria; Natália Sanmartin dos Santos, representando a Associação dos Servidores da UFSM (ASSUFSM); Ângelo Tomasi, estudante de Fonoaudiologia da UFSM; e Helen Cabral, professora estadual.

Reportagem: Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor
Fotos: Marcelo de Franceschi e Marcos Oliveira