Pint of Science termina com debate sobre depressão e felicidade

Imagem de professor ao microfone, ao fundo, em um bar com pessoas sentadas
Professor Dejalma Cremonese foi convidado do última noite do Pint of Science

Encerrou-se, nesta quarta feira (22), a primeira edição do Pint of Science em Santa Maria. Durante a terceira noite do evento, os bares Paiol e Biroska receberam um público de 350 pessoas para conversas informais sobre os projetos científicos desenvolvidos na UFSM e Universidade Franciscana (UFN).
No Paiol, a discussão começou com a apresentação do professor Guilherme Bochi, do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da UFSM, sobre depressão, transtorno de humor que mais acomete a população mundial. O professor questionou se a doença pode ou não ser considerada o mal do século e salientou que a depressão não está totalmente desvendada pela ciência, o que evidencia a importância das pesquisas na área.
Para Guilherme, o Pint of Science representa uma oportunidade de mostrar ao público projetos científicos desenvolvidos na universidade, além de possibilitar a discussão descontraída sobre as pesquisas. De acordo com a professora Kátia Barreto, do mesmo departamento, o evento ajuda a desmitificar a produção científica para a comunidade: “Parece que a gente está lá (na universidade) recluso e que a população não faz parte disso. Mas o que a gente está fazendo lá é justamente para as pessoas daqui. É importante que, se o público em geral não tem acesso ao nosso dia a dia acadêmico, que possa usufruir das informações em situações informais. E que as pessoas realmente percebam a importância da produção científica, em especial nesse momento, em que a educação e a ciência estão sendo terrivelmente ameaçadas”, explica.
A segunda palestra da noite teve como objetivo o encontro com a felicidade. Ministrada pelo professor Dejalma Cremonese, do Departamento de Ciências Sociais da UFSM, a fala intitulada “Em busca da felicidade: aspectos éticos e filosóficos”, discutiu com o público caminhos para uma vida mais contente.
O professor buscou no pensamento grego antigo e nos registros de filósofos consagrados como Sócrates, Aristóteles e Immanuel Kant lições sobre a ética humana, autoconhecimento e busca pelo ser feliz. Há dez anos Dejalma se dedica a leituras, pesquisas e experimentos de análise social que tentam descobrir ou redescobrir a essência do ser humano. “Essa é uma ótima oportunidade de trazer essas pesquisas para o ambiente público. Não são dados quantitativos, mas qualitativos que dizem respeito a nossa própria existência: como podemos ser mais felizes?”, observa.
Perto dali, no Biroska, o público participou de outros dois bate-papos. O primeiro, com a professora Solange Binotto Fagan, da UFN, que discutiu sobre “O admirável mundo nanométrico”. Logo depois, foi a vez da professora Aline Ferreira Orique, também da UFN, que falou sobre o tema “O que os olhos não veem, mas nosso coração pode sentir”.
O Pint of Science acontece desde 2015, com o objetivo de aproximar a descoberta científica da sociedade de forma atraente e descontraída. Em 2019, Santa Maria recebeu pela primeira vez o evento, que durou três noites. Desde o início do festival, na segunda feira (20), até o encerramento, cerca de 970 pessoas estiveram nos bares Paiol e Biroka para prestigiar as discussões.
A edição de 2019 do Pint of Science ocorreu simultaneamente em 24 países e 87 cidades brasileiras.
Texto: Bárbara Marmor, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias