Aderindo à campanha #SouUFSM e sua proposta de expor a importância da Instituição para a comunidade, a Clínica de Estudos e Intervenções em Psicologia (Ceip) divulga seus resultados obtidos nas demandas atendidas em 2018, que atestam sua notabilidade social.
A Ceip é um programa de extensão do curso de Psicologia, que faz atendimentos psicológicos gratuitos para a sociedade em geral. Ainda desenvolve os projetos Estágios em Psicologia Clínica, Boletim (In)formação e Eventos Clínicos.
Baseado em relatório informado pela clínica, no ano de 2018 foram 61 casos atendidos, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos, sendo, desses, 29 novos e 32 que permaneceram de 2017. Os 61 casos resultaram em 982 atendimentos durante o ano. Colaboraram cinco estagiários de estágio específico e três bolsistas. São considerados aptos para atendimento alunos de Psicologia que estejam, no mínimo, no 7º semestre do curso.
Foram seis ações desenvolvidas. Entre elas, atividades em presídio, exposição sobre suicídio, supervisões e seminários. A Ceip ainda produziu um boletim em um periódico – (In)Formação – cujo título de uma das edições foi “Demandas atuais na clínica”, escrito por estagiários, profissionais parceiros e participantes do projeto Eventos Clínicos, além de um livro, “Extensões da clínica: da escuta à escrita”.
Em eventos, promoveu a Jornada Anual da Ceip, um encontro clínico e duas rodas de conversa com a comunidade. Ao todo, 233 pessoas foram alcançadas.
A abertura de vagas para a comunidade se dá por um processo de inscrição pelo site do Ceip.
Fonte: Núcleo de Comunicação Institucional do Centro de Ciências Sociais e Humanas