Café Defesa debate cooperação entre universidade, governo e empresas

Cartaz do evento com quebra-cabeças e destaque para o texto "Café Defesa" O Grupo de Estudos em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa (Gecap), vinculado ao curso de Relações Internacionais da UFSM, promove, no dia 14, às 8h30, o primeiro Café Defesa do ano. Realizada em parceria com a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (Eceme), a edição terá como tema “Perspectivas da tríplice hélice em Santa Maria”. O local de será o auditório Wilson Aita, no Centro de Tecnologia, no campus sede da UFSM.

Os debatedores desta edição do Café Defesa serão os seguintes: o coronel André Portela, da Assessoria de Relações Institucionais e Estudos Estratégicos da 3ª Divisão do Exército (DE); o professor Júlio Rohenkohl, membro do Gecap e docente do Departamento de Economia e Relações Internacionais da UFSM; a professora Lisandra Fontoura, do Departamento de Computação Aplicada da UFSM; o empresário Tiago Sanchotene, presidente da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm) e diretor-presidente do Santa Maria Tecnoparque. O professor Ricardo Zortéa, da Eceme será o responsável  pela mediação.

De acordo com o coordenador do Gecap, professor Igor Castellano, o conceito de tríplice hélice consiste em “arranjos de cooperação entre universidades, governo e empresas para o desenvolvimento e a produção de inovações tecnológicas”.

O evento é realizado por Gecap, 3ª DE e Eceme, com o apoio do CT, Departamento de Economia e Relações Internacionais, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais e Centro de Ciências Sociais e Humanas da UFSM.

Para participar, é necessário preencher o formulário de inscrição. Os participantes irão receber certificado de 4 horas de Atividade Complementar de Graduação (ACG).