Edição do Universidade em Quadrinhos na UFSM segue até esta quinta (6)

Foto colorida horizontal mostra três pessoas falando ao público em um auditório
Abertura do evento, na quarta (5), reuniu os organizadores

A segunda parte do Universidade em Quadrinhos (UeQ) começou nesta quarta (5) e segue até o final da tarde desta quinta-feira (6), no auditório do Colégio Politécnico. O evento é uma ação conjunta do Departamento de Difusão Cultural da UFRGS e do Centro de Artes e Letras (CAL) da UFSM, com apoio da Avec Editora e da Terra X Comics. A primeira parte do evento ocorreu no início do mês passado, na UFRGS, em Porto Alegre.

Pesquisadores, ilustradores, roteiristas e editores se reúnem nestes dois dias para debater a produção, a pesquisa em quadrinhos no Brasil e a forma como as HQs se inserem nos meios. O evento tem organização de Maria Clara Carneiro e Enéias Tavares, professores do curso de Letras da UFSM, e de Lielson Zeni (UFRJ).

De acordo com Enéias, o UeQ nasceu a partir do contato com os outros dois organizadores. “Além de estudarmos a história em quadrinhos, somos também leitores e criadores de HQs. Por isso, achamos interessante promover esse espaço para entendermos ainda mais sobre esse universo”, ressalta o professor.

O evento tem como objetivo discutir o que é feito na Universidade enquanto pesquisa da produção de quadrinhos, que envolve tanto a produção independente quanto a comercial, abordando essas questões de maneira aberta, lúdica e instrutiva, tanto para alunos quanto para a comunidade em geral.

O evento oferece certificado de 12 horas para os participantes que tiverem 75% de presença nas atividades.

Programação desta quinta-feira:

14h – Mesa 1 – “Escrever Quadrinhos”, com Lobo e Enéias Tavares. Mediação: Marcus Fontana;

15h30 – Mesa 2 – “Autopublicação de quadrinhos”, com Andrio Santos, Jéssica Lang, Byrata e Brasiliano. Mediação: Marília Barcelos;

17h – Coffee Break;

17h30 – Mesa 3 – “Dissecando ‘Copacabana’”, com Lobo. Mediação: Enéias Tavares e Bianca Zasso.

Texto e foto: Pablo Iglesias, acadêmico de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias

Edição: Ricardo Bonfanti