
A segunda parte do Universidade em Quadrinhos (UeQ) começou nesta quarta (5) e segue até o final da tarde desta quinta-feira (6), no auditório do Colégio Politécnico. O evento é uma ação conjunta do Departamento de Difusão Cultural da UFRGS e do Centro de Artes e Letras (CAL) da UFSM, com apoio da Avec Editora e da Terra X Comics. A primeira parte do evento ocorreu no início do mês passado, na UFRGS, em Porto Alegre.
Pesquisadores, ilustradores, roteiristas e editores se reúnem nestes dois dias para debater a produção, a pesquisa em quadrinhos no Brasil e a forma como as HQs se inserem nos meios. O evento tem organização de Maria Clara Carneiro e Enéias Tavares, professores do curso de Letras da UFSM, e de Lielson Zeni (UFRJ).
De acordo com Enéias, o UeQ nasceu a partir do contato com os outros dois organizadores. “Além de estudarmos a história em quadrinhos, somos também leitores e criadores de HQs. Por isso, achamos interessante promover esse espaço para entendermos ainda mais sobre esse universo”, ressalta o professor.
O evento tem como objetivo discutir o que é feito na Universidade enquanto pesquisa da produção de quadrinhos, que envolve tanto a produção independente quanto a comercial, abordando essas questões de maneira aberta, lúdica e instrutiva, tanto para alunos quanto para a comunidade em geral.
O evento oferece certificado de 12 horas para os participantes que tiverem 75% de presença nas atividades.
Programação desta quinta-feira:
14h – Mesa 1 – “Escrever Quadrinhos”, com Lobo e Enéias Tavares. Mediação: Marcus Fontana;
15h30 – Mesa 2 – “Autopublicação de quadrinhos”, com Andrio Santos, Jéssica Lang, Byrata e Brasiliano. Mediação: Marília Barcelos;
17h – Coffee Break;
17h30 – Mesa 3 – “Dissecando ‘Copacabana’”, com Lobo. Mediação: Enéias Tavares e Bianca Zasso.
Texto e foto: Pablo Iglesias, acadêmico de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti