Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Curso de Formação em Gerontologia será realizado na próxima semana



Curso de Formação em Gerontologia será promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Gerontologia, do Centro de Educação Física e Desportos (Cefd), nos dias 14 e 15 de junho, no auditório do Colégio Politécnico.

As inscrições, abertas ao público em geral, podem ser feitas por meio do formulário disponível na página do evento no Facebook.

Programação:

14 de junho
Manhã
8h30 – 9h30 – Credenciamento
9h30 – Apresentação do curso – Prof. Dr. Marco Aurélio de Figueiredo Acosta
9h45 – Momento cultural
10h – Intervalo (coffee break)
10h15 – Palestra “A aposentadoria e suas implicações / PPA – Experiência da UFSM” – administrador Carlos Augusto Cunha Filho, especialista em Gestão de Recursos Humanos, mestrando em Gerontologia (UFSM)
11h – Palestra “Os 7 Is da geriatria: principais síndromes geriátricas” – fisioterapeuta Gabriele Ruiz Keller, mestranda em Gerontologia (UFSM)
Tarde
13h30 – Palestra “O envelhecimento humano em 10 pontos” – Prof. Dr. Marco Aurélio de Figueiredo Acosta, licenciado em Educação Física (UFSM), mestrado e doutorado em Ciências do Movimento (UFSM), professor associado da UFSM e coordenador substituto do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia (UFSM)
14h15 – Palestra “A população idosa e os direitos previdenciários e assistenciais” – assistente social Fernanda Giordani Kretzmann, especialista em Direito de Família e Mediação de Conflitos (Fapas) e mestranda em Gerontologia (UFSM)
15h – Intervalo (coffee break)
15h30 – Palestra “Estratégias e cuidados no envelhecimento cutâneo” – enfermeira Liana Marques, especialista em Enfermagem Dermatológica
16h15 – Palestra “As interfaces do envelhecer e a saúde da população negra no contexto de gênero e classe” – fisioterapeuta Sandra Beatriz Aires dos Santos – especialista em ReabilitaçãoFísico-Motora (UFSM) e mestranda em Gerontologia (UFSM)
Noite
18h30 – Palestra “Gerontologia educacional: a interface da educação com o
envelhecimento” – assistente social Clarita Souza Baroni Silveira, especialista em Gestão Pública (UFN) e mestranda em Gerontologia (UFSM)
19h15 – Palestra “A queda em pessoas idosas e a fratura de fêmur como grave consequência” – fisioterapeuta Ana Paula Donato, especialista em Reabilitação Físico-Motora (UFSM) e mestranda em Gerontologia (UFSM) e fisioterapeuta Gabriele Ruiz Keller – mestranda em Gerontologia (UFSM)
20h – Encerramento

15 de junho
Manhã
9h – Palestra “Cohousing: Arquitetura para a Longevidade” – nutricionista Taciane Gabriela Jeske – especialista. em Gerontologia e Saúde Mental e mestranda em Gerontologia- UFSM.
9h45 – Palestra “Bioética, envelhecimento e Cuidados Paliativos” – terapeuta ocupacional Nathalie da Costa Nascimento, especialista. em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde com ênfase na Hemato-Oncologia (UFSM) e mestranda em Gerontologia (UFSM).

10h30 – Intervalo (coffee break)
10h45 – Palestra “A assistência de enfermagem a idosos longevos em uma Unidade de Pronto Socorro” – enfermeira Natalina Maria da Silva, especialista em Terapia Intensiva (UFN) e mestranda em Gerontologia (UFSM).
11h30 – Encerramento
Tarde
13h30 – Palestra “A gerontologia e os estudos interdisciplinares” – fisioterapeuta Laura Appel, mestranda em Gerontologia (UFSM).
14h15 – Palestra “Gênero e sexualidade de pessoas idosas” – fisioterapeuta Deise Iop Tavares, especialista em Reabilitação Físico-Motora (UFSM), mestranda em Gerontologia (UFSM) e fisioterapeuta Mariana Pes Turchiello, especialista em Reabilitação Físico-Motora (UFSM) e
mestranda em Gerontologia (UFSM).
15h30 – Encerramento
Obs.: A programação poderá sofrer alteração.

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-48042

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes