Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Curso de Formação em Gerontologia será realizado na próxima semana



Curso de Formação em Gerontologia será promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Gerontologia, do Centro de Educação Física e Desportos (Cefd), nos dias 14 e 15 de junho, no auditório do Colégio Politécnico.

As inscrições, abertas ao público em geral, podem ser feitas por meio do formulário disponível na página do evento no Facebook.

Programação:

14 de junho
Manhã
8h30 – 9h30 – Credenciamento
9h30 – Apresentação do curso – Prof. Dr. Marco Aurélio de Figueiredo Acosta
9h45 – Momento cultural
10h – Intervalo (coffee break)
10h15 – Palestra “A aposentadoria e suas implicações / PPA – Experiência da UFSM” – administrador Carlos Augusto Cunha Filho, especialista em Gestão de Recursos Humanos, mestrando em Gerontologia (UFSM)
11h – Palestra “Os 7 Is da geriatria: principais síndromes geriátricas” – fisioterapeuta Gabriele Ruiz Keller, mestranda em Gerontologia (UFSM)
Tarde
13h30 – Palestra “O envelhecimento humano em 10 pontos” – Prof. Dr. Marco Aurélio de Figueiredo Acosta, licenciado em Educação Física (UFSM), mestrado e doutorado em Ciências do Movimento (UFSM), professor associado da UFSM e coordenador substituto do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia (UFSM)
14h15 – Palestra “A população idosa e os direitos previdenciários e assistenciais” – assistente social Fernanda Giordani Kretzmann, especialista em Direito de Família e Mediação de Conflitos (Fapas) e mestranda em Gerontologia (UFSM)
15h – Intervalo (coffee break)
15h30 – Palestra “Estratégias e cuidados no envelhecimento cutâneo” – enfermeira Liana Marques, especialista em Enfermagem Dermatológica
16h15 – Palestra “As interfaces do envelhecer e a saúde da população negra no contexto de gênero e classe” – fisioterapeuta Sandra Beatriz Aires dos Santos – especialista em ReabilitaçãoFísico-Motora (UFSM) e mestranda em Gerontologia (UFSM)
Noite
18h30 – Palestra “Gerontologia educacional: a interface da educação com o
envelhecimento” – assistente social Clarita Souza Baroni Silveira, especialista em Gestão Pública (UFN) e mestranda em Gerontologia (UFSM)
19h15 – Palestra “A queda em pessoas idosas e a fratura de fêmur como grave consequência” – fisioterapeuta Ana Paula Donato, especialista em Reabilitação Físico-Motora (UFSM) e mestranda em Gerontologia (UFSM) e fisioterapeuta Gabriele Ruiz Keller – mestranda em Gerontologia (UFSM)
20h – Encerramento

15 de junho
Manhã
9h – Palestra “Cohousing: Arquitetura para a Longevidade” – nutricionista Taciane Gabriela Jeske – especialista. em Gerontologia e Saúde Mental e mestranda em Gerontologia- UFSM.
9h45 – Palestra “Bioética, envelhecimento e Cuidados Paliativos” – terapeuta ocupacional Nathalie da Costa Nascimento, especialista. em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde com ênfase na Hemato-Oncologia (UFSM) e mestranda em Gerontologia (UFSM).

10h30 – Intervalo (coffee break)
10h45 – Palestra “A assistência de enfermagem a idosos longevos em uma Unidade de Pronto Socorro” – enfermeira Natalina Maria da Silva, especialista em Terapia Intensiva (UFN) e mestranda em Gerontologia (UFSM).
11h30 – Encerramento
Tarde
13h30 – Palestra “A gerontologia e os estudos interdisciplinares” – fisioterapeuta Laura Appel, mestranda em Gerontologia (UFSM).
14h15 – Palestra “Gênero e sexualidade de pessoas idosas” – fisioterapeuta Deise Iop Tavares, especialista em Reabilitação Físico-Motora (UFSM), mestranda em Gerontologia (UFSM) e fisioterapeuta Mariana Pes Turchiello, especialista em Reabilitação Físico-Motora (UFSM) e
mestranda em Gerontologia (UFSM).
15h30 – Encerramento
Obs.: A programação poderá sofrer alteração.

 


Publicações Recentes