Dia de Campo Simanihot na UFSM recebeu mais de cem participantes

Dia de Campo ocorreu na área experimental do Departamento de Fitotecnia, no campus sede

O 2º Dia de Campo Simanihot aconteceu na tarde da última terça-feira (4), na área experimental do Departamento de Fitotecnia da UFSM, no campus sede. O evento teve 107 participantes, entre estudantes de graduação e pós-graduação de vários cursos da UFSM e do Colégio Politécnico, bem como produtores, extensionistas da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS) e a diretoria da Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima, da localidade de São João dos Mellos, interior de Júlio de Castilhos.

Na abertura do evento, participaram o reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann, o diretor do Centro de Ciências Rurais (CCR), Sandro Luis Petter Medeiros, o Secretário de Desenvolvimento Rural de Santa Maria, Rodrigo de Oliveira Menna Barreto, e o gerente adjunto da Emater de Santa Maria, José Renato Cadó.

No evento, foram apresentadas quatro estações técnicas sobre a cultura da mandioca, desde o plantio mecanizado até o beneficiamento das raízes, com foco na agricultura familiar. A mandioca foi eleita pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) em 2013 a cultura de segurança alimentar para as futuras gerações no planeta. A realização deste Dia de Campo foi uma parceria entre a UFSM (através da Equipe Simanihot, do Laboratório de Agrotecnologia e do Laboratório de Projeto de Sistemas Técnicos), a Emater/RS, a Prefeitura de Santa Maria e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) – seção Clima Temperado.

Outras informações sobre a Equipe Simanihot constam em sua página no Facebook.