Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Projeto Geoparque Quarta Colônia terá atividades durante o 34º Festival de Inverno



Arte horizontal em fundo branco com informações sobre a programação que constam no textoEntre os principais requisitos para a implementação de um geoparque, além das características geológicas singulares do território, está o envolvimento da comunidade local em ações voltadas ao desenvolvimento territorial sustentável.

Pensando nisso, o Projeto Geoparque Quarta Colônia, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (PRE) da UFSM, está propondo atividades voltadas ao público local e visitantes durante a semana do tradicional Festival de Inverno, que há 34 anos ocorre em Vale Vêneto, junto da Semana Cultural Italiana. Nesse ano, a programação do evento vai deste domingo (28) até 4 de agosto.

Uma das atividades é o lançamento da nova marca oficial do Geoparque Quarta Colônia, que acontece na segunda-feira (29), às 21h30, no Salão Paroquial, onde também é servido diariamente o jantar italiano a partir das 20h. Elaborada pela professora Marilaine Pozzatti e pela acadêmica Micheli Grigolo, a nova marca traz características significativas da região representada e confere nova identidade visual ao projeto.

Outra atração confirmada é a realização de trilhas nos arredores do local onde acontece o festival. São duas opções de roteiros e quatro opções de dias e horários. O roteiro Capitel São Patricio – Capela Santana , com 7 km e três horas e meia de duração, será realizado na quarta (31) e quinta (1º), às 14h.

Já o roteiro Gruta Nossa Senhora de Lourdes – Via Sacra é mais curto, tem 3,3 km e duração de duas horas. As alternativas de horário para esse último são sábado (3), às 14h, e domingo (4), às 10h. As vagas são gratuitas e limitadas e podem ser feitas na secretaria do festival ou online (links abaixo).

Durante os oito dias de evento também estará montada, permanentemente, uma exposição de aquarelas com cenários da Quarta Colônia pintadas pelo professor da UFSM Dilson Cecchin.

Além disso, crianças e adultos também poderão se divertir tirando fotos com os painéis da dinoturma da Quarta Colônia, do Centro de Apoio à
Pesquisa Paleontológica (Cappa/UFSM).

Inscrições para a trilha Capitel São Patricio – Capela Santana podem ser feitas aqui.

Inscrições para a trilha Roteiro Gruta Nossa Senhora de Lourdes – Via Sacra pode ser feitas aqui.


Publicações Recentes