Projeto da UFSM ganha destaque na cidade de Dilermando de Aguiar

A imagem tem como destaque oito estudantes em pé atrás de uma mesa
Estudantes mostraram projeto para seus familiares

No último sábado, 17, o reitor Paulo Burmann participou de dia de campo na cidade de Dilermando de Aguiar. A atividade foi promovida pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Valentin Bastianello,  com apoio da Prefeitura, da Emater e da Universidade Federal de Santa Maria.

Ao longo do último ano, a UFSM esteve presente nesta escola, por meio do Projeto Flores para Todos, coordenado pelo professor Nereu Streck e pela equipe Phenoglad. Com o apoio da direção do colégio, da Prefeitura e da equipe da Emater, alunos e professores da Universidade criaram um espaço para o cultivo de flores e desenvolveram um projeto paisagístico do local onde antes ficava o estacionamento da escola.

O projeto envolve os alunos, que aprendem sobre o cultivo das flores, e as famílias, que vêem esta como uma atividade de renda extra para suas propriedades. Nesse sentido, a diretora da escola, professora Luciane Bello, afirmou que o Projeto Flores para Todos foi um presente para eles. “Entusiasmou os alunos, aproximou os mesmos da UFSM e abriu seus horizontes de visão de mundo”, destacou.

A imagem mostra o reitor e o professor Nereu. Ambos estão em pé em frente à escola
Reitor pôde conferir ação do projeto Flores Para Todos em escola municipal

O dia de campos marcou a apresentação do projeto para as famílias dos alunos e para a comunidade de Dilermando de Aguiar, bem como a entrega do projeto paisagístico finalizado. Sobre o assunto, o professor Nereu Streck ressaltou que a ideia é levar as flores e a jardinagem para a sociedade . “Acreditamos na transformação da sociedade através da arte, da floricultura e do paisagismo”, comentou.

O professor Burmann destacou a importância da aproximação entre a Universidade e a comunidade. “A UFSM é um instrumento de transformação da sociedade brasileira, um instrumento de desenvolvimento econômico e social. Contribuir com a educação básica e com o desenvolvimento da nossa sociedade são parte da missão da nossa Universidade”, destacou.

Texto e fotos: Solange Prediger, Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor