Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

UFSM concede medalha de visitante ilustre a Ignácio de Loyola Brandão



O escritor e jornalista Ignácio de Loyola Brandão foi agraciado na manhã de hoje (12) com a medalha de visitante ilustre da UFSM. A medalha foi entregue pelo reitor Paulo Burmann, acompanhado do vice-reitor Luciano Schuch, em cerimônia no Gabinete do Reitor, que foi prestigiada por diretores de unidades e integrantes da administração central.

Com muito bom humor, o membro da Academia Brasileira de Letras narrou episódios de sua carreira literária. “Escrevi 46 livros entre crônicas, romances e contos. Meu tema sempre foi o Brasil, o homem brasileiro, os problemas brasileiros. Falei sobre isso na trilogia [de obras] Zero, Não verás país nenhum e Desta terra nada vai sobrar, a não ser o vento que sopra sobre ela.

Loyola Brandão disse estar muito honrado com o reconhecimento, afirmando que a medalha o faz sentir como parte da Universidade, apesar de não se considerar um acadêmico. “Só não me candidato a nada [na universidade] porque só terminei o científico”, brincou o escritor.

O reitor Paulo Burmann falou sobre o significado da outorga da medalha para a UFSM, destacando Loyola Brandão como “uma figura reconhecida internacionalmente”. “A Universidade se sente de fato muito honrada com sua visita. Esperamos que, dentro de seus projetos, a UFSM continue como uma referência”, ressaltou Burmann. Ele também parabenizou os realizadores da Festa Literária pela iniciativa e por proporcionar à Universidade a visita de uma personalidade do porte de Ignácio de Loyola Brandão.

Ontem (11), o escritor palestrou e participou de sessão de autógrafos na abertura da 2ª Festa Literária de Santa Maria. O evento foi organizado e idealizado pelos professores do Departamento de Letras Vernáculas da UFSM Raquel Trentin, Gerson Werlang e Enéias Tavares. Ainda ontem pela manhã, Loyola Brandão esteve na UFSM, quando foi recebido no Gabinete do Reitor pelo reitor, Paulo Burmann, e pelo vice, Luciano Schuch. Ele também foi entrevistado por Rejane Miranda no programa Fazendo Arte, da Rádio UniFM.


Publicações Recentes