Curso de Odontologia da UFSM oferece diversos serviços para a população

Foto colorida horizontal mostra uma criança sendo atendida por duas pessoas em uma cadeira de dentista numa ampla sala
Atendimentos ocorrem no prédio 26F, próximo ao Husm

O curso de Odontologia da UFSM oferece serviços odontológicos à comunidade. Orientados pelos docentes do curso, estudantes da graduação e da pós-graduação realizam procedimentos de frenectomia, remoção cirúrgica dos terceiros molares, fraturas ósseas, correção de anomalias ósseas, extrações dentárias, remoção de processos inflamatórios, diferentes patologias bucais, entre outros.

Os atendimentos podem ser feitos em crianças, jovens e adultos de qualquer sexo, de segunda a sexta, das 8h às 17h30. Desde março de 2019, ocorrem no prédio 26F, do Centro de Ciências da Saúde, localizado atrás do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), campus de Santa Maria. O espaço físico conta com oito salas de atendimento, de todas as áreas, e clínicas para atendimento pediátrico, de periodontia, endodontia, além de espaços para laboratórios de atividades práticas e de ensino do curso de Odontologia.

Segundo Samael Borba, aluno do terceiro semestre de Odontologia, o trabalho com pacientes da comunidade ultrapassa apenas o desenvolvimento do conhecimento técnico, mas faz o aluno viver momentos que despertam empatia. O que é feito nas clínicas é importante para a comunidade, não só para a saúde bucal, pois o paciente é analisado como um todo, e se encontrado algo fora do normal, é encaminhado para  profissional competente.

São realizados mais de cinco mil procedimentos, de todos os tipos, a cada semestre. Em média, são 1,2 mil procedimentos por mês. Os serviços têm valor reduzido: R$ 10,00 por consulta em qualquer uma das clínicas, para custear a manutenção e compra de material odontológico. Serviços de prótese dentária são acrescidos de taxa de custos, porque o material laboratorial é feitos em lugares terceirizados.

A autônoma Fabiana Feijó Riella levou a filha de 8 anos para ser atendida pela terceira vez para tratamento de cárie, e também foi encaminhada para colocar aparelho. Para ela, o trabalho disponibilizado pela UFSM à comunidade carente é fundamental, pois possibilita acesso a tratamentos aos quais nem todos teriam acesso em clínicas particulares. Além disso, ela avalia o atendimento como excelente  “Toda a equipe é atenciosa, eficiente e dedicada. E o equipamento também é maravilhoso”, afirma Fabiana.

Também há atendimentos de urgência, realizados por acadêmicos dos últimos semestres de Odontologia junto a cirurgiões-dentistas, na Clínica de Urgência, que também fica no prédio 26F. Os pacientes deste serviço devem passar previamente no setor de Cadastro de Pacientes.

Interessados em agendar atendimento devem ligar para o telefone 3220-9201 para fazer o cadastro e agendar uma avaliação no setor de triagem, onde são conduzidos exames clínicos e radiológicos para encaminhamento conforme a necessidade de serviço do paciente.

Mais informações no site do curso de Odontologia.

Texto e foto: Ana Laura Iwai, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias

Edição: Ricardo Bonfanti