Professora do PPGArt cumpriu missão de trabalho na Espanha pelo Capes-PrInt

A professora do Departamento de Artes Visuais Helga Correa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArt), cumpriu agenda de trabalhos de 1º a 20 de julho na Espanha, em missão financiada pelo projeto Informação e Tecnologia Capes-PrInt, programa institucional que tem o intuito de desenvolver e fomentar a internacionalização nas instituições de ensino superior brasileiras, estimulando a competitividade e a visibilidade da produção científica do país.

Helga coordena, desde 2013, o Grupo de Pesquisa CNPq Arte Impressa, e é a responsável pelo convênio de colaboração acadêmica na área de artes entre a UFSM e a Universidade Pública de Valência (UPV).

Durante sua missão, a pesquisadora teve a oportunidade de apresentar trabalho no 4º Congreso Internacional de Investigación en Artes Visuales da Asociación Nacional de Investigadores en Artes Visuales. Também participou de workshop, visitou museus e galerias de arte em Valência, Mataró, Girona, Capellades e Barcelona, além de ministrar oficina de xilogravura e gofrado sobre papel artesanal e também estabelecer novos contatos com professores pesquisadores da UPV e do Espaço Cultural Can Fugaoles (Mataró/Barcelona). Estas atividades pretendem consolidar e expandir a parceria internacional entre UFSM e a Espanha.

Ao final da missão, um dos principais resultados alcançados foi o estabelecimento de uma parceria entre o Grupo de Pesquisa Arte Impressa e da RED03 Art Gallery de Barcelona, onde trabalhos de acadêmicos do PPGArt serão expostos, possibilitando novas colaborações com pesquisadores, artistas plásticos e galeristas espanhóis.

Acordou-se também a viabilidade de trazer para a Sala de Exposições Claudio Carriconde, do CAL, e para a Sala de Exposições Nelson Ellwanger, do Espaço Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão da UFSM em Silveira Martins, da mostra temática “Arte e natureza”, produzida por colaboradores espanhóis do convênio UFSM/UPV e exibida no Centre del Carme Cultura Contemporània de Valência, em 2018.

Pretende-se também que, por meio destas parcerias, seja viabilizado em 2020 o intercâmbio entre professores e estudantes do PPGArt e da UPV.