Capes PrInt proporciona programação com professores estrangeiros sobre alimentação e sociedade

O Grupo Interdisciplinar de Pesquisas Agroalimentares Georreferenciadas (Gipag), do Colégio Politécnico da UFSM, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e com o Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGExR), anuncia a vinda de quatro estrangeiros, dentro das atividades apoiadas pelo Programa Institucional de Internacionalização da UFSM – Capes PrInt. As atividades são parte do projeto Informação e Tecnologia para 2019.

Voltada para a abertura de frentes de trabalho e/ou consolidação de iniciativas de internacionalização, a UFSM receberá os docentes Jorge Ruiz-Menjivar (The University of Florida), Cecilia Díaz-Méndez (Universidad de Oviedo), Guadalupe Ramos Truchero (Universidade de Valladolid) e Jennifer A. Jones (The University of Florida). Todos trabalham com o tema da alimentação e do abastecimento.

Desde a chegada dos visitantes, estão planejadas inúmeras atividades, contemplando seminários, saídas a campo, rodadas de conversas, além de um workshop que está sendo organizado junto ao Grupo de Pesquisa em Agricultura Familiar e Desenvolvimento da UFRGS.

As atividades se iniciam no dia 3 de outubro, no Laboratório de Análise de Pesticidas em Alimentos (Larp), quando ocorrerá o Seminário Alimentação e Saúde, voltado para participantes do projeto Agrotóxicos e Saúde do Trabalhador, além de convidados. Na oportunidade, haverá palestras sobre o monitoramento de agrotóxicos realizados no projeto Polifeira do Agricultor, os desafios da alimentação contemporânea frente às questões de saúde pública, além dos impactos da agricultura química sobre o meio ambiente. No dia 4, haverá uma saída a campo para visitar esses impactos da contaminação química sobre o meio ambiente, na Cooperativa Agrária São José, em Jaguari.

No dia 7 de outubro, haverá o 1º Seminário de Integração com Pesquisadores Estrangeiros, a ser realizado no auditório do Colégio Politécnico. Na oportunidade, os pesquisadores Jorge Ruiz-Menjivar e Jennifer A. Jones abordarão, respectivamente, os temas “Lojas de alimentos orgânicos e compradores do novo milênio” e “Influências formativas em parcerias estratégicas: uma estratégia inovadora para coleta e análise qualitativa de dados”. Este seminário é aberto para a comunidade universitária em geral. No turno da tarde, os pesquisadores acompanharão a palestra “Media Love and Labour”, da professora visitante Vicki Mayer (Tulane University – EUA), que também está em visita à UFSM pelo projeto Informação e Tecnologia. Essa palestra é aberta à comunidade e ocorrerá no Espaço
Multidisciplinar da UFSM em Silveira Martins.

No dia 10 de outubro, ocorrerá o 7º Seminário de Jovens Pesquisadores em Economia e Desenvolvimento, evento em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Economia. Na oportunidade, haverá uma extensa programação com duas palestras dos visitantes estrangeiros. Cecília Diaz-Mendez e Jennifer A. Jones abordarão em um painel o debate internacional da Sociologia da Alimentação e o Sistema de Distribuição Alimentar. No turno da tarde, o professor John Wilkinson, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, abordará o tema Desenvolvimento em Tempos de Mudança Climática e Revolução Tecnológica.

Ainda no dia 10, haverá, no Espaço da Polifeira do Agricultor, uma roda de conversa sobre o papel das hortas ecológicas universitárias como espaços de formação em questões alimentares, que será apresentado pela professora Guadalupe Ramos Truchero. Posteriormente, o professor Gustavo Pinto da Silva, coordenador da Polifeira e do Gipag, irá conduzir um painel com vários convidados, falando do significado da Polifeira como espaço de formação em questões alimentares dentro da UFSM.

No dia 11 de outubro, haverá o 2º Seminário de Integração com Pesquisadores Estrangeiros, no auditório do Programa de Pós Graduação em Extensão Rural, com as pesquisadoras Cecilia Díaz-Méndez e Guadalupe Ramos Truchero.

As saídas a campo têm participação das prefeituras de Santiago e de Santa Maria, do Escritório Municipal da Emater de Santa Maria, além do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais.

No dia 4 de outubro, haverá o tour Alimento Comunitário, quando será visitado o Hortomercado de Santiago. Nos dias 8 e 11 de outubro, serão visitadas experiências de desenvolvimento de Santa Maria, vinculadas à produção artesanal de alimentos, produção de frutas e hortaliças, peixes e os mercados locais. No dia 12 de outubro, haverá uma visita ao projeto Esperança Cooesperança, coordenado pela professora Maria Catarina Zanini, do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural.

Para finalizar a programação, o Gipag se uniu à UFRGS e Unisc na realização do 2º Workshop sobre Estratégias Alimentares e de Abastecimento, que ocorrerá nos dias 14 e 15 de outubro, em Porto Alegre. Na oportunidade, além de palestras dos pesquisadores estrangeiros, também haverá participação dos docentes da UFSM Gustavo Pinto da Silva e Janaína Balk Brandão.

Além desta programação, há outras atividades que também podem ser acessadas por professores, técnico-administrativos e alunos de pós-graduação e graduação da UFSM e de outras instituições de ensino superior. Interessados podem contatar os integrantes do Gipag pelo e-mail gipag@politecnico.ufsm.br.