Será realizada no dia 23 de outubro, no auditório do Campus da UFSM em Palmeira das Missões, a oficina “A utilização de plantas medicinais por equipes de saúde”. Apesar de a atividade ser direcionada para a capacitação de equipes de saúde, ela será aberta a todos os interessados, com início às 14h. A atividade é uma realização do Programa de Educação Tutorial (PET) Saúde/Interprofissionalidade, com apoio do Fundo de Incentivo à Extensão (Fiex).
A utilização de plantas medicinais nos cuidados com a saúde é uma prática terapêutica reconhecida por diferentes populações ao longo do tempo. No Brasil, o emprego das plantas na medicina popular apresenta principalmente influência das culturas indígena, africana e europeia. Entretanto, muitas espécies da flora nativa ainda carecem de estudos para segurança no uso.
Em estado, foi instituída a Relação Estadual de Plantas Medicinais de Interesse do Sistema Único de Saúde (SUS) no Rio Grande do Sul (Replame/RS) e listas complementares, por meio da Portaria Nº 588/2017 da Secretaria Estadual da Saúde. Segundo a professora Tanea Maria Bisognin Garlet, responsável pela oficina, essa portaria reconhece que o uso popular e o nível de pesquisa acadêmica são componentes dos processos de seleção de plantas medicinais em farmácias vivas. “Dessa forma, pretendemos desenvolver uma oficina de capacitação para equipes de saúde, sensibilizando sobre a importância do uso de plantas medicinais e fitoterapia nos serviços públicos de saúde, além de fornecer esclarecimentos sobre o uso adequado de cada espécie”, explica.
Com informações da Assessoria de Comunicação do Campus de Palmeira das Missões