Equipe FieldCrops da UFSM realizará missão científica e de ensino na Argentina

De 20 a 26 de outubro, o professor Alencar Zanon, do Departamento de Fitotecnia da UFSM, os alunos de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola Lorenzo Meus e Vladison Flogiato e o aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Agronomia Eduardo Winck, todos integrantes da Equipe FieldCrops da UFSM, estarão na  Universidad de Entre Ríos, na Argentina, com o objetivo de proferir palestras em um curso de ecofisiologia de soja e arroz.

Serão ministradas as palestras “Conceitos e fundamentos básicos de yield potential e yield gap”, “Fatores biofísicos e de manejo que provocam a lacuna de produtividade da soja”, “Produtividade potencial e fatores causadores da lacuna de produtividade em arroz: uma visão global” e “Sustentabilidade dos sistemas agrícolas”.

Durante a missão, também ocorrerá uma reunião do projeto Global Yield Gap Atlas (Gyga) entre os coordenadores do Gyga Argentina e Gyga Brazil, além de visita a experimentos que estão sendo conduzidos em parceria.

Na avaliação de Alencar, a missão será uma oportunidade para apresentar aos alunos e professores da Argentina os avanços científicos nas culturas de arroz e soja que ocorreram no Brasil nas últimas décadas.