Professor da Química foi conferencista convidado em evento internacional na Argentina

O professor do Departamento de Química do CCNE Érico M. M. Flores participou, como conferencista convidado, da 15ª edição do Simpósio Internacional sobre Espectrometria Atômica (15th Rio Symposium on Atomic Spectrometry – RSAS). O evento ocorreu na cidade de Mendoza, Argentina, de 6 a 11 de outubro, organizado pela Universidad Nacional de Cuyo, com o apoio da International Union of Pure and Applied Chemistry (Iupac) e da Royal Society of Chemistry (RSC).

O RSAS é um evento tradicional e um dos mais antigos da área de espectrometria atômica na América Latina, contando com o apoio de diversas sociedades científicas de alto prestígio internacional. Na edição atual, estiveram presentes renomados cientistas de dezenas de países, como EUA, Escócia, França, Inglaterra, Alemanha, República Tcheca, Polônia, México, Argentina, Uruguai, Chile, entre outros.

Além de Érico, que é o atual coordenador da Secretaria de Apoio Internacional (SAI) da UFSM, representaram a Universidade no evento os pesquisadores do Laboratório de Análises Químicas Industriais e Ambientais (LAQIA), do Departamento de Química da UFSM, Rodrigo C. Bolzan e Jussiane S. Silva e os alunos do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) Gabriel T. Druzian e Mariele S. Nascimento.

Érico, que também é membro do Comitê Científico e organizará a próxima edição do evento na UFSM, apresentou a conferência convidada “How Simple can be the Sample Preparation for further Determination of Halogens in Organic Matrices?“, acerca dos desenvolvimentos recentes que o LAQIA tem feito para determinação de halogênios em amostras industriais e ambientais.

O aluno do PPGQ Gabriel Druzian foi selecionado para apresentar seu trabalho na forma oral (“Trace Mercury Determination in Petroleum by CVG-ICP-MS: A new Approach for Sample Digetion“), o que representa uma significativa contribuição e reconhecimento das pesquisas desenvolvidas no LAQIA para o desenvolvimento da área de espectrometria atômica. Parte dos trabalhos de pesquisa foi realizada nos laboratórios do LAQIA e do Centro de Estudos em Petróleo (Cepetro) da UFSM, que tem desenvolvido diversos sistemas e protótipos aplicados na área de espectrometria atômica nos últimos anos.

Além dos professores que estiveram no 15º Rio Symposium on Atomic Spectrometry, participam das pesquisas desenvolvidas no LAQIA e Cepetro os professores José Neri G. Paniz, Edson I. Müller, Fábio A. Duarte, Paola de Azevedo Mello e Rochele S. Picoloto, todos do DQ/CCNE, bem como o professor Juliano S. Barin (DCTA/CCR), além de alunos de graduação (Tecnologia em Processos Químicos, Química Industrial, Química Bacharelado, Engenharia Química e Farmácia) e dos programas de pós-graduação em Química e de Engenharia Química.