34ª Jornada Acadêmica Integrada mobiliza comunidade acadêmica na UFSM

Alunos de ensino médio da região apresentam seus trabalhos na JAI Jovem

A UFSM realiza até sexta-feira (25) a 34ª edição da Jornada Acadêmica Integrada – JAI. O evento estimula estudantes de graduação e pós-graduação da universidade à iniciação acadêmica através de diferentes atividades. Durante a JAI acontecem mostras de iniciação científica, semanas acadêmicas de diferentes cursos, palestras, ações culturais e diálogo com a comunidade externa.

O Centro de Convenções da UFSM é palco da principal exposição de trabalhos científicos. Nesta terça-feira (23), alunos das Ciências Agrárias, de Linguística, Letras e Artes, licenciaturas em Ciências Humanas e bolsistas do PIBIC e PIBITI, expuseram seus banners para ouvintes e avaliadores. Também aconteceram exposições de trabalhos no Centro de Ciências Sociais e Humanas.

Duas palestras aconteceram no auditório do prédio 74C, das áreas de Artes Visuais e História:  “O Universalismo de Shoá: Por que transmitir o Holocausto no Século XXI”, ministrada pelo Doutor Carlos Reiss; “A Fotografia: Objeto das Artes Visuais e seus Possíveis Encontros com a Pesquisa Científica”, da professora Darci Raquel da Costa; e “Desafios e Objetivos da Pesquisa em Música”, professor Artur Rinaldi. A programação dos demais dias está disponível no  site da JAI.

Além das palestras, há vários Eventos Satélites, promovidos por unidades ou sub-unidades acadêmicas da UFSM.

4ª edição do JAI Jovem

Também nesta terça-feira aconteceu a JAI Jovem, evento que recebe inscrições de escolas públicas e privadas de ensino médio da região. Esta edição contou a participação de de cerca de 16 instituições de ensino, com 73 trabalhos ao todo. Assim como os alunos de graduação e pós-graduação, os estudantes que participam da JAI Jovem participam de exposição de banners e também tem suas pesquisas avaliadas.

Após as apresentações, os alunos bolsistas premiados na JAI Jovem de 2018 foram convidados a apresentarem um relato de suas experiências, no palco principal do Centro de Convenções da UFSM,

3º Compartilhando Saberes

Um dos eventos satélites desta edição foi o Compartilhando Saberes, realizado pela Pró-Reitoria de Graduação da UFSM.  Todos os trabalhos aprovados foram apresentados nos prédios 43 e 44 do Centro de Ciências Rurais. Foram apresentados trabalhos nos seguintes eixos temáticos: Educação Inovadora e Transformadora; Ações de pesquisa, ensino e extensão voltadas para sociedade; Interculturalidade e Diversidade nas Ações Educacionais; ou Instituições, Gestão e Compromisso Social.

JAI Performativa

Os trabalhos dos alunos cursos de licenciatura e bacharelado em Artes Cênicas, Música e Dança foram apresentados em forma performativa. Segundo a professora Carlise Duarte, do curso de licenciatura em Dança, a ideia de criar a JAI performativa veio da própria especificidade dos cursos de arte, que não eram contemplados pela avaliação oral ou por banners.

A JAI Performativa ocorre no palco principal do Centro de Convenções, nos dias e horários previstos na programação, e é aberto ao público geral.
A programação da 34ª JAI acontece até sexta-feira (25). Para mais informações e a programação geral, confira o site da JAI .

Confira a reportagem da TV Campus sobre a 34ª JAI.
Acompanhe o evento no Instagram da UFSM e da JAI.

Texto e foto: Ana Laura Iwai, bolsista da Agência de Notícias da UFSM
Edição: Davi Pereira