Hospital Universitário e Secretaria de Saúde do RS assinam contrato para aumento de repasses e ampliação de atendimento

HUSM retoma contrato com a Secretaria de Saúde do Estado após 3 anos

O Hospital Universitário (HUSM) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) assinaram nesta quarta-feira (23) um contrato com a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul para aumento de repasses à entidade e ampliação de atendimentos. A solenidade de assinatura do acordo aconteceu no Auditório Gulerpe, com a presença do reitor Paulo Burmann, do vice-reitor Luciano Schuch, da superintendente do HUSM, Elaine Resener, da secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, presidente da EBSERH, Oswaldo de Jesus Ferreira e do  prefeito de Santa Maria, Jorge Possebon.

O Hospital Universitário estava há três anos funcionando sem contrato oficial com a SES. De acordo com a pasta , o último contrato feito entre HUSM e Estado vigorou de 2014 a 2016, com um repasse anual de R$ 69 milhões. A nova contratualização prevê um aumento de R$ 5,3 milhões por ano nos valores recebidos e mais R$ 5,3 milhões referentes à rede de urgência e emergência, somando um valor anual de R$ 79,6 milhões. Entre os serviços que serão prestados estão mais de 26 mil atendimentos de urgência e emergência, além de 12 especialidades cirúrgicas e 30 leitos de UTI adulta, pediátrica e neonatal.

Segundo Burmann, a Universidade tem total participação no contrato. “O Hospital Universitário é lugar de formação dos nossos estudantes, é um hospital da Universidade. Chegar a esse ponto do contrato é o reconhecimento dos órgãos de saúde da importância do hospital, da importância dos ajustes necessários que precisavam ser feitos, o reconhecimento do trabalho que faz o hospital”. O reitor ainda afirmou que a parceria representa uma consolidação do HUSM como hospital público. “Hospital escola, de assistência do Rio Grande do Sul, integrado totalmente ao Sistema Único de Saúde, de forma a conseguir atender a demanda da população local e regional”.

O presidente da EBSERH, Oswaldo Ferreira, explicou que a contratualização formaliza o relacionamento entre as partes, estabelece metas e responsabilidades: “Responsabilidade de contratualização em termos de fazer o devido pagamento para ter o custeio do hospital viabilizado. É importante para todos que trabalham na área, tanto o gestor do SUS, quanto a parte do hospital em si. Conseguimos formatar um contrato que fica muito bom para todos e quem vai lucrar com isso é a população, que vai ter um bom atendimento formalizado de uma maneira mais direta”, argumenta.

Espaço para ressonância magnética

Espaço de ressonância magnética é o primeiro em hospital cem por cento SUS da região

Além do novo acordo, foi inaugurado espaço de Ressonância Magnética do HUSM. Conforme Burmann, o lugar vem sendo trabalhado desde 2011, mas alguns transtornos impediram a sua utilização: “ Nós tivemos a questão da constituição da equipe e o reconhecimento do serviço pelo Sistema Único de Saúde, então são diversas etapas até chegarmos a data de hoje. De fato, não imaginávamos e não gostaríamos de ter protelado tanto esse processo. Vários fatores contribuíram negativamente para isso, mas vários outros fatores contribuíram positivamente para que chegássemos a esse momento”, ressalta.

Segundo Elaine Resener, a inauguração do espaço é muito importante, pois trata-se de um método de diagnóstico muito importante, principalmente para pacientes com problemas de traumatologia e tumores. “Esse método vem complementar a nossa necessidade tanto de atender o aluno e aos residentes da área de radiologia, quando de oferecer o exame aos pacientes, pois antes nós tínhamos que fazer fora. É um avanço significativo tanto do ponto de vista acadêmico como do ponto de vista assistencial”, comenta.

A meta, de acordo com o HUSM, é atender cerca de 20 pacientes por dia. Será o primeiro aparelho de ressonância a realizar exames em hospital 100% SUS na região.

Reportagem: Eloíze de Moraes, bolsista da Agência de Notícias da UFSM
Edição: Davi Pereira