Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Docentes da UFSM recebem prêmio Pesquisador Gaúcho da FAPERGS



Na noite da última quinta-feira (31), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) entregou o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2019. Na ocasião, dois docentes da UFSM receberam o reconhecimento na categoria Pesquisador Destaque.

Neste ano, José Miguel Reichert, do Centro de Ciências Rurais, foi agraciado na categoria Ciências Agrárias e Luiz Felipe Valandro, do Centro de Ciências da Saúde, na categoria Ciências da Saúde. A premiação foi entregue pelo professor Gervásio Annes Degrazia, docente do Centro de Ciências Naturais e Exatas da UFSM e também diretor técnico-científico da Fapergs.

De acordo com o professor Luiz Felipe Valandro, o evento mostrou a força da Fapergs, a capacidade de capilarização que a agência possui no setor produtivo, e o foco em apoiar a interface acadêmica e empreendedorismo. “É uma emoção muito grande receber esse prêmio e ter esse reconhecimento. É um momento especial para a UFSM e para o Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas”, finaliza Valandro. Já o professor José Miguel Reichert está participando de um congresso em Bremen, Alemanha, e agradeceu a premiação através de um vídeo exibido durante o encontro.

O Reitor, Paulo Burmann, salientou a importância desse reconhecimento para a Universidade e parabenizou os dois professores agraciados. “Esta é uma contribuição muito importante, resultado do trabalho e da dedicação dos nossos docentes. Desejamos que continuem com estas importantes pesquisas, que tanto contribuem para a ciência brasileira e para a ciência mundial”, afirma. 

Na ocasião também estiveram presentes membros do setor empresarial do Rio Grande do Sul, secretários do estado, representantes das instituições de ensino gaúchas, reitores e pró-reitores. A representação da UFSM foi feita através do pró-reitor substituto de pós-graduação e pesquisa, Thiago Ardenghi e pelo professor Érico Flores, Assessor de Gabinete do Reitor na Secretaria de Apoio Internacional.

Em sua 9ª edição, o objetivo do prêmio é reconhecer o trabalho dos pesquisadores nas mais diversas áreas do conhecimento, destacando a importância do investimento em ciência, inovação e tecnologia como ferramentas para alavancar o desenvolvimento e estimular a cultura da inovação nas cadeias produtivas do Rio Grande do Sul, na busca por soluções tecnológicas sustentáveis.

Além dos dois professores da UFSM, outros seis pesquisadores foram agraciados como pesquisador destaque nas categorias Artes, Letras, Linguística; Ciências Biológicas; Economia e Administração; Educação; Engenharias e Geociências. A lista completa dos premiados pode ser conferida neste link. Os pesquisadores foram definidos através de indicações em cada categoria, sendo esta a edição do prêmio com maior participação, totalizando 153 inscrições.

 

 

 

 

 

 

 

Texto: Mariana Henriques / Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor
Fotos: Thiago Ardenghi

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-50228

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes