Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Evento internacional debate escola, violência e ética nesta semana



Acontecem de quarta (6) a sexta-feira (8) o 6º Seminário Nacional e o 2º Seminário Internacional de Filosofia e Educação: Confluências, com o tema “Escola, Violência e Ética”, no auditório do prédio 42 (CCR).

A preocupação dos eventos decorre da crescente demanda trazida pelos professores sobre o tema da violência nas escolas e seu entorno. Temática que vem ganhando cada vez mais visibilidade e atenção da parte dos profissionais que atuam nas escolas, bem como de teóricos de diferentes áreas que estudam essa questão. Trata-se de um fenômeno que não poder ser refletido isoladamente ou de maneira superficial, precisa de um esforço conjunto, olhar crítico e aprofundado.

Segundo o Atlas da Violência 2018, que traz o índice de homicídios praticados por regiões, o índice de homicídios no Brasil é 30 vezes mais alto do que a taxa na Europa. Além de se relacionar ao estado atual da sociedade, outro motivo para tratar a questão da violência pelo evento é sua relevância para o contexto brasileiro da educação,já que, entre outras ocorrências, o Brasil é campeão mundial em violência nas escolas contra o professor.

Além disso, segundo informações do Relatório da Situação Global sobre Violência Escolar e Bullying da Unesco de 2015, que mede o percentual de alunos em escolas secundárias onde se relatou que o bullying impediu o aprendizado dos alunos, o Brasil se encontra em 19º lugar entre todos os países do mundo com maior incidência.

Assim, o objetivo do evento é prover espaço e meios de encontro entre pesquisadores, professores da rede e estudantes a nível de graduação e pós-graduação, por meio de uma série de palestras com pesquisadores nacionais e internacionais, e também pela apresentação de trabalhos de estudantes, divididos em diversos eixos temáticos.

A mesa de abertura será sobre o tema “Violência, emoções e ética” e terá como conferencistas os professores Antônio Gómez Ramos, da Universidade Carlos III, de Madri, Espanha, e Claudio Dalbosco, da Universidade de Passo Fundo. O evento conta ainda com mais quatro mesas temáticas, visando debater temas como “Pedagogia, biopolítica e ética”, “Linguagem, escola e violência”, “Tecnologia, escola e violência” e “Filosofia na escola”. As comunicações serão apresentadas na tarde de quinta-feira (7), dividas em nove eixos temáticos.

A promoção é do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFSM. Mais informações no site dos eventos.

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-50238

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes