Professor do CCNE participa de missão científica na Índia pelo programa Capes/PrInt

Foto vertical colorida mostra três pessoas em pé, sendo o brasileiro e dois indianos, posando para a foto, a moça à direita escorada em um balcão
Sérgio (E), Sengupta e Sanjukta Chakravorti no Indian Statistical Institute

O professor Sérgio Dias da Silva, do Departamento de Ecologia e Evolução, do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE), está em missão científica internacional, com recursos oriundos do programa de internacionalização Capes/PrInt, no Indian Statistical Institute, em Calcutá. Durante 15 dias, ele vai trabalhar em colaboração com o professor Dhurjati Prasad Sengupta e a doutoranda Sanjukta Chakravorti.

Sérgio trabalhou com Sengupta entre os anos de 2010 e 2012, e dessa cooperação resultou a publicação de um artigo científico na renomada revista inglesa Palaeontology, onde descreveram um gênero de anfíbio fóssil de cerca de 230 milhões de anos que só havia sido registrado anteriormente na Índia. Neste novo projeto, ambos irão investigar as similaridades faunísticas de anfíbios sul-americanos e indianos (além de outros importantes grupos de vertebrados) e propor hipóteses paleobiogeográficas para a distribuição desses organismos.

Durante a missão, o professor da UFSM proferirá duas palestras sobre suas pesquisas na América do Sul e realizará também um trabalho de campo em região distante cerca de 400 km de Calcutá.

Sérgio acredita que esta missão trará resultados favoráveis, os quais poderão ser traduzidos em uma nova publicação científica e, mais importante, na vinda de seus colaboradores indianos ao Brasil em breve.