UFSM presente na 31ª FEISMA

De 09 a 17 de novembro a cidade de Santa Maria (RS) irá receber a 31ª FEISMA – Multifeira de Santa Maria. O evento é promovido pela Câmara de Comércio e Indústria de Santa Maria (CACISM) e pela prefeitura municipal de Santa Maria. A edição deste ano enfatiza a trajetória da Multifeira, que se tornou uma das principais feiras da região central do Rio Grande do Sul.

Trabalhos do grupo Ará Dudu expostos durante o Descubra UFSM 2019

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) também estará presente no evento através da Pró-Reitoria de Extensão (PRE) que levará ao público um pouco das atividades desenvolvidas pela instituição na região. Entre as ações que o público poderá conhecer está o grupo Ará Dudu, projeto da Incubadora Social da UFSM, que irá comercializar e expor ao público alguns itens da cultura negra. O grupo, criado em 2015, tem como objetivo principal divulgar e promover a cultura negra em Santa Maria e região. As empresas juniores, que neste ano colocaram a UFSM como 9º universidade mais empreendedora do país, também estarão no evento expondo seus serviços no estande da PRE.

Para o pró-reitor substituto de extensão, Rudiney Soares Pereira, a participação da UFSM na feira é uma oportunidade para que a comunidade possa apresentar suas demandas à Universidade através do Fórum Regional Permanente de Extensão, que terá um espaço para acolher as sugestões dos visitantes. De acordo com Rudiney, o objetivo é que a comunidade conheça a plataforma de coleta de dados e possa contribuir no direcionamento de recursos na extensão da UFSM.

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Os 17 ODS serão apresentados ao público através de materiais instrutivos e ações de intervenção junto aos visitantes

Faltando pouco mais de 10 anos para que os 196 países signatários da Agenda 2030 implantem programas e ações voltados ao desenvolvimento sustentável, a Pró-Reitoria de Extensão também levará ao público atividades de interação para que os visitantes possam conhecer os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e como podem contribuir para que o Brasil se alinhe ao protocolo mundial. Além disso, as ações também visam apresentar ao público o que a UFSM já vem fazendo para que suas atividades estejam em consonância à Agenda 2030. “Durante a Multifeira estarão disponíveis materiais de divulgação da Agenda 2030 e atividades de interação com a comunidade, que poderá participar de em um jogo dos ODS, desenvolvido pela PRE”, finaliza Rudiney.

Confira fotos da presença da UFSM na Feisma 2019:

Mais informações sobre a Feira podem ser acessadas pelo site do evento.

Texto e fotos: Wellington Hack/ Pró-Reitoria de Extensão